Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HORTAS VERTICAIS EM ESCOLAS: UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo indaga sobre a importância das hortas verticais a partir da prática em escolas e que sua relevância tem se mostrado uma abordagem sustentável e eficaz para a educação ambiental, evidenciando os benefícios educacionais e ambientais desses moldes. As hortas verticais permitem que os alunos participem ativamente do cultivo de plantas, proporcionando uma aprendizagem prática e de autonomia. Além disso, podem ser trabalhadas de modo interdisciplinar. Os alunos têm a oportunidade de compreender os ciclos naturais ao observarem de perto os processos de crescimento das plantas e a interação entre seres vivos e o ambiente e as ações antrópicas realizadas pelo homem em suas comunidades. Em termos ambientais, as hortas verticais contribuem para a melhoria da qualidade do ar, reciclagem e trabalhar de maneira recíproca e altruísta entre os pares e com a sociedade civil. Além disso, também promoverá uma alimentação saudável, fornecendo alimentos orgânicos e sem defensivos agrícolas e posteriormente a proposta de inserir diretamente para as refeições dentro da escola, incentivando hábitos alimentares saudáveis entre os alunos. A metodologia adotada será de caráter descritivo e bibliográfico, trazendo embasamento teórico em fontes existentes e analisando experiências já realizadas em outras instituições escolares. Em conclusão, a implementação de hortas verticais em escolas oferece uma abordagem sustentável para a educação ambiental, proporcionando benefícios educacionais e ambientais significativos nos quais ainda está em processo de implementação na escola local, mas se ancorando em ações já realizadas por outras instituições. A integração dessas estruturas ao currículo escolar é uma maneira poderosa de ensinar aos alunos a importância da sustentabilidade e incentivá-los a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

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