Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: DESPERTANDO VOCAÇÕES TÉCNICAS E AGREGANDO TALENTOS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A iniciação científica no Ensino Médio tem se expandido nas escolas públicas de Alagoas, especialmente com a implementação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), que tem incentivado o desenvolvimento de talentos e aproximado os estudantes da pesquisa acadêmica. Este trabalho apresenta os relatos de alunos do ensino médio envolvidos em quatro projetos de iniciação científica em uma escola pública de Maceió, analisando os impactos dessa experiência em suas trajetórias educacionais. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários eletrônicos, com perguntas voltadas às habilidades individuais, à contribuição dos estudantes nos projetos e à influência da pesquisa em seus percursos acadêmicos. Os resultados indicam que a participação ativa dos alunos favorece o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e do protagonismo juvenil, confirmando a importância de práticas pedagógicas que estimulem a formação integral e cidadã. Corroborando com os pensamentos freirianos sobre uma educação pública democrática, transformadora e libertadora, os projetos Pibic Júnior da escola campo deste trabalho de investigação priorizam nas suas propostas o respeito e conhecimento amplo dos territórios de vivências de estudantes e educadores. Não de forma contemplativa ou passiva, sobretudo oportunizando aos estudantes experiências significativas e reais, instigando-os à reflexão-ação que resultem em proposições importantes nas distintas áreas de realização das pesquisas.

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