CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SAÚDE AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133984 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6802 "inscrito_id" => 15224 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SAÚDE AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Em resposta aos desafios e limitações apontados pela literatura quanto à abordagem de temas em saúde ambiental na educação básica, este trabalho objetiva apresentar e discutir os passos referentes à construção e validação de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em Questões Sociocientíficas (QSC’s) e estruturada nos moldes dos Três Momentos Pedagógicos (3MP’s). Empregando-se como método a pesquisa-ação, o percurso metodológico foi dividido em três etapas: recrutamento e avaliação do perfil docente; construção e estruturação da SD; e validação da proposta. O público-alvo abrangeu dez (10) professores da educação básica, especificamente do Ensino Fundamental II. Desenvolvido ao longo de 2024, o estudo teve todas as etapas aprovadas pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAEE: 70257823.8.0000.5568), e a participação dos envolvidos condicionada à assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados obtidos demonstraram que a integração das estratégias QSC’s e 3MP’s contribuiu para uma abordagem contextualizada, crítica e interdisciplinar do conteúdo, conforme os referenciais teóricos de Conrado e Nunes-Neto (2018) e Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Quanto aos docentes que analisaram e validaram a SD, registrou-se uma experiência enriquecedora, permitindo a aplicação de metodologias de ensino diversificadas e reflexões sobre práticas pedagógicas, além de contribuírem para o aprimoramento da proposta didática. Após ajustes indicados pelos pares, a SD obteve validação, destacando-se como promissora para futuras abordagens de temas em saúde ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15224_TB6802_08042025225432.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO SERAFIM DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigoserafim25@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133984 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6802 "inscrito_id" => 15224 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SAÚDE AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Em resposta aos desafios e limitações apontados pela literatura quanto à abordagem de temas em saúde ambiental na educação básica, este trabalho objetiva apresentar e discutir os passos referentes à construção e validação de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em Questões Sociocientíficas (QSC’s) e estruturada nos moldes dos Três Momentos Pedagógicos (3MP’s). Empregando-se como método a pesquisa-ação, o percurso metodológico foi dividido em três etapas: recrutamento e avaliação do perfil docente; construção e estruturação da SD; e validação da proposta. O público-alvo abrangeu dez (10) professores da educação básica, especificamente do Ensino Fundamental II. Desenvolvido ao longo de 2024, o estudo teve todas as etapas aprovadas pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAEE: 70257823.8.0000.5568), e a participação dos envolvidos condicionada à assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados obtidos demonstraram que a integração das estratégias QSC’s e 3MP’s contribuiu para uma abordagem contextualizada, crítica e interdisciplinar do conteúdo, conforme os referenciais teóricos de Conrado e Nunes-Neto (2018) e Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Quanto aos docentes que analisaram e validaram a SD, registrou-se uma experiência enriquecedora, permitindo a aplicação de metodologias de ensino diversificadas e reflexões sobre práticas pedagógicas, além de contribuírem para o aprimoramento da proposta didática. Após ajustes indicados pelos pares, a SD obteve validação, destacando-se como promissora para futuras abordagens de temas em saúde ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15224_TB6802_08042025225432.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO SERAFIM DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigoserafim25@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }