Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A CULTURA DIGITAL: ENTRE O SENSO COMUM E A COMPLEXIDADE DO CONCEITO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133986
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6805
    "inscrito_id" => 4267
    "titulo" => "PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A CULTURA DIGITAL: ENTRE O SENSO COMUM E A COMPLEXIDADE DO CONCEITO"
    "resumo" => "Este trabalho discute a compreensão que professores da Educação Básica demonstram ter sobre a cultura digital, a partir de uma formação continuada sobre tecnologias para o ensino. Considerando as transformações sociais, culturais e educacionais provocadas pela presença massiva da tecnologia, parte-se da premissa de que a integração crítica da cultura digital no cotidiano escolar requer que os professores compreendam seus múltiplos significados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, realizada no contexto de um curso de extensão com 65 professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionário online e analisados conforme metodologia de tematização. A análise das respostas à pergunta “O que você entende por cultura digital?” resultou em seis categorias principais: tecnologias e ferramentas digitais; interação social mediada por tecnologia; inserção na sociedade digital; produção e consumo de conteúdo digital; educação e tecnologia; e mudança de hábitos e comportamentos na era digital. Os resultados revelam concepções limitadas e, por vezes, equivocadas sobre o tema, geralmente restritas ao uso de dispositivos e redes sociais. Isso evidencia a necessidade de formações continuadas que aprofundem criticamente os aspectos éticos, sociais e culturais da cultura digital, contribuindo para uma prática pedagógica mais consciente, inovadora e alinhada às demandas da contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4267_TB6805_08042025225512.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Luciana"
    "autor_email" => "luciana.doa.teixeira@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133986
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6805
    "inscrito_id" => 4267
    "titulo" => "PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A CULTURA DIGITAL: ENTRE O SENSO COMUM E A COMPLEXIDADE DO CONCEITO"
    "resumo" => "Este trabalho discute a compreensão que professores da Educação Básica demonstram ter sobre a cultura digital, a partir de uma formação continuada sobre tecnologias para o ensino. Considerando as transformações sociais, culturais e educacionais provocadas pela presença massiva da tecnologia, parte-se da premissa de que a integração crítica da cultura digital no cotidiano escolar requer que os professores compreendam seus múltiplos significados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, realizada no contexto de um curso de extensão com 65 professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionário online e analisados conforme metodologia de tematização. A análise das respostas à pergunta “O que você entende por cultura digital?” resultou em seis categorias principais: tecnologias e ferramentas digitais; interação social mediada por tecnologia; inserção na sociedade digital; produção e consumo de conteúdo digital; educação e tecnologia; e mudança de hábitos e comportamentos na era digital. Os resultados revelam concepções limitadas e, por vezes, equivocadas sobre o tema, geralmente restritas ao uso de dispositivos e redes sociais. Isso evidencia a necessidade de formações continuadas que aprofundem criticamente os aspectos éticos, sociais e culturais da cultura digital, contribuindo para uma prática pedagógica mais consciente, inovadora e alinhada às demandas da contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4267_TB6805_08042025225512.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Luciana"
    "autor_email" => "luciana.doa.teixeira@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho discute a compreensão que professores da Educação Básica demonstram ter sobre a cultura digital, a partir de uma formação continuada sobre tecnologias para o ensino. Considerando as transformações sociais, culturais e educacionais provocadas pela presença massiva da tecnologia, parte-se da premissa de que a integração crítica da cultura digital no cotidiano escolar requer que os professores compreendam seus múltiplos significados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, realizada no contexto de um curso de extensão com 65 professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionário online e analisados conforme metodologia de tematização. A análise das respostas à pergunta “O que você entende por cultura digital?” resultou em seis categorias principais: tecnologias e ferramentas digitais; interação social mediada por tecnologia; inserção na sociedade digital; produção e consumo de conteúdo digital; educação e tecnologia; e mudança de hábitos e comportamentos na era digital. Os resultados revelam concepções limitadas e, por vezes, equivocadas sobre o tema, geralmente restritas ao uso de dispositivos e redes sociais. Isso evidencia a necessidade de formações continuadas que aprofundem criticamente os aspectos éticos, sociais e culturais da cultura digital, contribuindo para uma prática pedagógica mais consciente, inovadora e alinhada às demandas da contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.