O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO, O LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA (CSHNB/UFPI) E A FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134102 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6967 "inscrito_id" => 5132 "titulo" => "O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO, O LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA (CSHNB/UFPI) E A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O trabalho a seguir procura abordar a questão da formação docente, compreendendo a importância da integração entre os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão para uma formação eficaz. Para isso, utiliza-se o Laboratório de Ensino de História (LEHIST), que possui sua sede na Universidade Federal do Piauí - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB), como maneira de exemplificar como a associação dos pilares do tripé universitário pode ser uma ferramenta eficiente para o processo de formação de futuros professores. Assim, o Laboratório se destaca ao incentivar - por meio da promoção de atividades (minicursos, oficinas, etc.) relacionadas ao ensino - a reflexão crítica dos docentes em formação, de forma a incentivar trocas entre a universidade e a escola e a engajar os discentes com a pesquisa em Ensino de História, enriquecendo a formação do discente e tornando-o um “professor investigador” que seja capaz de estar em constante reflexão acerca de sua prática docente. Logo, o trabalho enfatiza que a dissociação entre o ensino, a pesquisa e a extensão ainda é um desafio presente nas universidades, consequentemente, influenciando na qualidade da formação de futuros educadores. Trabalhamos autores como Paulo Freire, Donald Schön, Tardif e Júlio Emílio Diniz Pereira de maneira a organizá-los e articulá-los para defender uma formação docente baseada na prática reflexiva, que enfatize o fortalecimento da relação entre teoria e realidade escolar. As experiências apontadas no decorrer desta produção foram obtidas através da atuação dos discentes no laboratório e, a partir disso, chega-se à conclusão de que o Laboratório de Ensino de História (LEHIST UFPI/CSHNB) integra a tríade universitária e contribui significativamente para a construção de uma educação superior pública, gratuita e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5132_TB6967_08042025234113.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTELLA RODRIGUES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ESTELLA" "autor_email" => "estellarodriguesdecarvalho6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134102 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6967 "inscrito_id" => 5132 "titulo" => "O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO, O LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA (CSHNB/UFPI) E A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O trabalho a seguir procura abordar a questão da formação docente, compreendendo a importância da integração entre os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão para uma formação eficaz. Para isso, utiliza-se o Laboratório de Ensino de História (LEHIST), que possui sua sede na Universidade Federal do Piauí - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB), como maneira de exemplificar como a associação dos pilares do tripé universitário pode ser uma ferramenta eficiente para o processo de formação de futuros professores. Assim, o Laboratório se destaca ao incentivar - por meio da promoção de atividades (minicursos, oficinas, etc.) relacionadas ao ensino - a reflexão crítica dos docentes em formação, de forma a incentivar trocas entre a universidade e a escola e a engajar os discentes com a pesquisa em Ensino de História, enriquecendo a formação do discente e tornando-o um “professor investigador” que seja capaz de estar em constante reflexão acerca de sua prática docente. Logo, o trabalho enfatiza que a dissociação entre o ensino, a pesquisa e a extensão ainda é um desafio presente nas universidades, consequentemente, influenciando na qualidade da formação de futuros educadores. Trabalhamos autores como Paulo Freire, Donald Schön, Tardif e Júlio Emílio Diniz Pereira de maneira a organizá-los e articulá-los para defender uma formação docente baseada na prática reflexiva, que enfatize o fortalecimento da relação entre teoria e realidade escolar. As experiências apontadas no decorrer desta produção foram obtidas através da atuação dos discentes no laboratório e, a partir disso, chega-se à conclusão de que o Laboratório de Ensino de História (LEHIST UFPI/CSHNB) integra a tríade universitária e contribui significativamente para a construção de uma educação superior pública, gratuita e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5132_TB6967_08042025234113.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTELLA RODRIGUES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ESTELLA" "autor_email" => "estellarodriguesdecarvalho6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }