Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO MACRO - OS BENEFÍCIOS DA EXPANSÃO DA CARGA HORÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL LL COM AULAS DIVERSIFICADAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A ampliação da carga horária no Ensino Fundamental II, aliada à oferta de aulas diversificadas, tem se mostrado uma estratégia importante para melhorar a qualidade da educação. Com mais tempo na escola, os discentes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e participar de atividades que vão além do currículo tradicional. Esse modelo contribui para uma formação mais completa, tornando o ambiente escolar mais atrativo, dinâmico e conectado às necessidades dos estudantes. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo verificar os resultados da ampliação da carga horária por meio do Projeto Macro, sendo realizado no ano de 2024 em turmas de 9° ano de nove Escolas Municipais do Município da Cidade dos Barreiros - PE. O Projeto Macro foi ofertado de modo a ampliar a carga horária das turmas supracitadas em 3 horas por dias, durante 3 dias por semana, ofertando aulas diversificadas de Projeto de Vida, Língua portuguesa, Matemática, Educação Científica e Esportes, também foi adicionada mais uma refeição para os discentes. Após a avaliação do projeto durante 6 meses, foi verificado que a diversidade de aulas práticas lecionadas pelos monitores chamava mais a atenção dos alunos, e com isso houve a diminuição da evasão escolar, também houve um maior interesse pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que eram realizadas de maneiras lúdicas. Houve também a inserção de alunos na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética - 2024, onde 2 discentes foram medalhistas de Ouro e 2 discentes foram medalhistas de bronze. Os resultados Preliminares do SAEPE 2024 também mostrou um avanço significativo nas notas dessas Escolas onde foi realizado o Projeto Macro. Diante dos resultados expostos, é possível concluir que a expansão da carga horária dos discentes dessas nove escolas com aulas diversificadas resultou em um avanço significativo no aprendizado dos discentes envolvidos.

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