ELABORAÇÃO DE ITENS DE AVALIAÇÃO COM BASE NA TAXONOMIA REVISADA DE BLOOM: ANÁLISE DE VERBOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135403 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8957 "inscrito_id" => 19152 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE ITENS DE AVALIAÇÃO COM BASE NA TAXONOMIA REVISADA DE BLOOM: ANÁLISE DE VERBOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS" "resumo" => "Este estudo investiga a elaboração de itens de avaliação a partir da Taxonomia Revisada de Bloom, com foco na relação entre os verbos utilizados nos enunciados, os objetivos de aprendizagem formulados e os conteúdos associados. A pesquisa analisa instrumentos avaliativos com o intuito de identificar padrões na formulação de itens e sua coerência com os níveis cognitivos propostos pela taxonomia, lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar. A análise concentrou-se na frequência e na classificação dos verbos presentes nos itens, avaliando sua correspondência com os objetivos declarados pelos docentes. Além disso, foram examinados os conteúdos abordados e sua interdependência com os objetivos de aprendizagem, buscando compreender como essa relação influencia a construção e a efetividade dos instrumentos avaliativos. Os resultados revelam tendências no uso de verbos de níveis mais baixos da taxonomia, bem como lacunas na articulação entre objetivos, verbos e conteúdos. A partir dessa análise, foi possível mapear um fluxo de construção e verificação do processo de ensino e aprendizagem, relacionando a elaboração docente de itens à performance dos estudantes. O estudo propõe, assim, uma abordagem sistematizada para o planejamento avaliativo, favorecendo práticas mais intencionais e alinhadas aos objetivos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19152_TB8957_07072025144904.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO ROBERTO FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PABLO" "autor_email" => "pablorobertofernando@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135403 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8957 "inscrito_id" => 19152 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE ITENS DE AVALIAÇÃO COM BASE NA TAXONOMIA REVISADA DE BLOOM: ANÁLISE DE VERBOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS" "resumo" => "Este estudo investiga a elaboração de itens de avaliação a partir da Taxonomia Revisada de Bloom, com foco na relação entre os verbos utilizados nos enunciados, os objetivos de aprendizagem formulados e os conteúdos associados. A pesquisa analisa instrumentos avaliativos com o intuito de identificar padrões na formulação de itens e sua coerência com os níveis cognitivos propostos pela taxonomia, lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar. A análise concentrou-se na frequência e na classificação dos verbos presentes nos itens, avaliando sua correspondência com os objetivos declarados pelos docentes. Além disso, foram examinados os conteúdos abordados e sua interdependência com os objetivos de aprendizagem, buscando compreender como essa relação influencia a construção e a efetividade dos instrumentos avaliativos. Os resultados revelam tendências no uso de verbos de níveis mais baixos da taxonomia, bem como lacunas na articulação entre objetivos, verbos e conteúdos. A partir dessa análise, foi possível mapear um fluxo de construção e verificação do processo de ensino e aprendizagem, relacionando a elaboração docente de itens à performance dos estudantes. O estudo propõe, assim, uma abordagem sistematizada para o planejamento avaliativo, favorecendo práticas mais intencionais e alinhadas aos objetivos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19152_TB8957_07072025144904.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO ROBERTO FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PABLO" "autor_email" => "pablorobertofernando@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }