ONDE TUDO COMEÇOU: MEU PRIMEIRO CONTATO COM A ESCOLA FORMAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134223 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7151 "inscrito_id" => 15586 "titulo" => "ONDE TUDO COMEÇOU: MEU PRIMEIRO CONTATO COM A ESCOLA FORMAL" "resumo" => "Este estudo investiga a trajetória da Escola de 1º Grau Felicíssimo Ferreira de Sousa, localizada no Sitio Floresta, zona rural de Ipueiras-CE. Fundada na década de 1970, desempenhou um papel essencial na educação das crianças da região, operando com duas salas de aula e atendendo estudantes nos turnos da manhã e tarde. Nomeada em homenagem ao bisavô materno das autoras, a escola foi construída em um terreno doado por Raimunda Ferreira de Sousa e Otacílio Geraldo de Oliveira, casal que teve papel crucial na sua fundação. O objetivo da pesquisa é analisar a história da escola, desde sua fundação até sua desativação em 2005, evidenciando sua contribuição para a comunidade e os impactos gerados por seu fechamento. Até 1998, os professores eram indicados, mas com a realização do primeiro concurso público, a escola passou a contar com docentes concursados, o que trouxe mudanças estruturais e metodológicas ao ensino. O encerramento de suas atividades representou uma perda significativa para a comunidade, que dependia deste espaço para a formação educacional das crianças locais. A metodologia adotada é bibliográfica e documental, baseada em obras que discutem educação rural, memória escolar e políticas educacionais no Brasil. Autores como Paulo Freire, Saviani e Antônio Nóvoa fundamentam a análise, explorando conceitos sobre democratização do ensino, escolas comunitárias e impacto social das instituições educacionais. A pesquisa busca compreender o papel da escola na formação dos estudantes, suas práticas pedagógicas e sua relevância histórica no contexto rural. Espera-se que esta investigação contribua para reflexões sobre a importância da preservação da memória educacional em pequenas localidades, resgatando a trajetória da escola e seu impacto na vida de alunos e professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15586_TB7151_22042025115008.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA SAMPAIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anasampaio.santos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134223 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7151 "inscrito_id" => 15586 "titulo" => "ONDE TUDO COMEÇOU: MEU PRIMEIRO CONTATO COM A ESCOLA FORMAL" "resumo" => "Este estudo investiga a trajetória da Escola de 1º Grau Felicíssimo Ferreira de Sousa, localizada no Sitio Floresta, zona rural de Ipueiras-CE. Fundada na década de 1970, desempenhou um papel essencial na educação das crianças da região, operando com duas salas de aula e atendendo estudantes nos turnos da manhã e tarde. Nomeada em homenagem ao bisavô materno das autoras, a escola foi construída em um terreno doado por Raimunda Ferreira de Sousa e Otacílio Geraldo de Oliveira, casal que teve papel crucial na sua fundação. O objetivo da pesquisa é analisar a história da escola, desde sua fundação até sua desativação em 2005, evidenciando sua contribuição para a comunidade e os impactos gerados por seu fechamento. Até 1998, os professores eram indicados, mas com a realização do primeiro concurso público, a escola passou a contar com docentes concursados, o que trouxe mudanças estruturais e metodológicas ao ensino. O encerramento de suas atividades representou uma perda significativa para a comunidade, que dependia deste espaço para a formação educacional das crianças locais. A metodologia adotada é bibliográfica e documental, baseada em obras que discutem educação rural, memória escolar e políticas educacionais no Brasil. Autores como Paulo Freire, Saviani e Antônio Nóvoa fundamentam a análise, explorando conceitos sobre democratização do ensino, escolas comunitárias e impacto social das instituições educacionais. A pesquisa busca compreender o papel da escola na formação dos estudantes, suas práticas pedagógicas e sua relevância histórica no contexto rural. Espera-se que esta investigação contribua para reflexões sobre a importância da preservação da memória educacional em pequenas localidades, resgatando a trajetória da escola e seu impacto na vida de alunos e professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15586_TB7151_22042025115008.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA SAMPAIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anasampaio.santos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }