Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERESSE PELA DOCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFMS COXIM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134315
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7298
    "inscrito_id" => 16111
    "titulo" => "INTERESSE PELA DOCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFMS COXIM"
    "resumo" => "O professor é essencial para a sociedade, preparando pessoas para diferentes profissões e contribuindo para o progresso socioeconômico e cultural do país. Pimenta (2005, p. 18) afirma que “a profissão de professor emerge em dado contexto e momento histórico, tomando contornos conforme necessidades postas pela sociedade”. Assim, compreender e identificar fatores que influenciam estudantes do ensino médio a optarem pela profissão docente é essencial para que novas propostas e ações sociais surjam, especialmente no que diz respeito ao incentivo, ingresso e permanência de estudantes em cursos de licenciatura no Brasil. Dados do Inep revelam que os cursos de licenciatura têm os menores números de ingressantes, ficando atrás dos cursos tecnológicos e dos bacharelados. Em 2022, aproximadamente 1,3 milhão de estudantes concluíram um curso de graduação, sendo apenas 20% deles em licenciaturas (Brasil, 2022). Por conseguinte, esta pesquisa objetiva investigar o interesse dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Coxim, pela docência, visando reconhecer aspectos que possam orientar o desenvolvimento de estratégias eficazes para incentivar que mais pessoas optem pela carreira docente. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa baseada na metodologia de estudo de caso de Yin (2001). Para Yin (2000, p. 21), “[...] o estudo de caso permite uma investigação para se preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real”. Os resultados mostram um baixo interesse dos estudantes pela carreira docente. Ademais, indicam estratégias para auxiliar no incentivo à profissão, a exemplo da valorização do professor em sala, da apresentação de ex-alunos que seguiram a carreira e da divulgação de programas de incentivo à formação docente. Por fim, concluiu-se que, para auxiliar na manutenção da profissão docente, são necessárias ações que promovam o incentivo à carreira, especialmente junto a estudantes do ensino médio prestes a escolherem uma profissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16111_TB7298_26042025203154.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS FELIPE FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.ferreira4@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134315
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7298
    "inscrito_id" => 16111
    "titulo" => "INTERESSE PELA DOCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFMS COXIM"
    "resumo" => "O professor é essencial para a sociedade, preparando pessoas para diferentes profissões e contribuindo para o progresso socioeconômico e cultural do país. Pimenta (2005, p. 18) afirma que “a profissão de professor emerge em dado contexto e momento histórico, tomando contornos conforme necessidades postas pela sociedade”. Assim, compreender e identificar fatores que influenciam estudantes do ensino médio a optarem pela profissão docente é essencial para que novas propostas e ações sociais surjam, especialmente no que diz respeito ao incentivo, ingresso e permanência de estudantes em cursos de licenciatura no Brasil. Dados do Inep revelam que os cursos de licenciatura têm os menores números de ingressantes, ficando atrás dos cursos tecnológicos e dos bacharelados. Em 2022, aproximadamente 1,3 milhão de estudantes concluíram um curso de graduação, sendo apenas 20% deles em licenciaturas (Brasil, 2022). Por conseguinte, esta pesquisa objetiva investigar o interesse dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Coxim, pela docência, visando reconhecer aspectos que possam orientar o desenvolvimento de estratégias eficazes para incentivar que mais pessoas optem pela carreira docente. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa baseada na metodologia de estudo de caso de Yin (2001). Para Yin (2000, p. 21), “[...] o estudo de caso permite uma investigação para se preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real”. Os resultados mostram um baixo interesse dos estudantes pela carreira docente. Ademais, indicam estratégias para auxiliar no incentivo à profissão, a exemplo da valorização do professor em sala, da apresentação de ex-alunos que seguiram a carreira e da divulgação de programas de incentivo à formação docente. Por fim, concluiu-se que, para auxiliar na manutenção da profissão docente, são necessárias ações que promovam o incentivo à carreira, especialmente junto a estudantes do ensino médio prestes a escolherem uma profissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16111_TB7298_26042025203154.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS FELIPE FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.ferreira4@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O professor é essencial para a sociedade, preparando pessoas para diferentes profissões e contribuindo para o progresso socioeconômico e cultural do país. Pimenta (2005, p. 18) afirma que “a profissão de professor emerge em dado contexto e momento histórico, tomando contornos conforme necessidades postas pela sociedade”. Assim, compreender e identificar fatores que influenciam estudantes do ensino médio a optarem pela profissão docente é essencial para que novas propostas e ações sociais surjam, especialmente no que diz respeito ao incentivo, ingresso e permanência de estudantes em cursos de licenciatura no Brasil. Dados do Inep revelam que os cursos de licenciatura têm os menores números de ingressantes, ficando atrás dos cursos tecnológicos e dos bacharelados. Em 2022, aproximadamente 1,3 milhão de estudantes concluíram um curso de graduação, sendo apenas 20% deles em licenciaturas (Brasil, 2022). Por conseguinte, esta pesquisa objetiva investigar o interesse dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Coxim, pela docência, visando reconhecer aspectos que possam orientar o desenvolvimento de estratégias eficazes para incentivar que mais pessoas optem pela carreira docente. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa baseada na metodologia de estudo de caso de Yin (2001). Para Yin (2000, p. 21), “[...] o estudo de caso permite uma investigação para se preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real”. Os resultados mostram um baixo interesse dos estudantes pela carreira docente. Ademais, indicam estratégias para auxiliar no incentivo à profissão, a exemplo da valorização do professor em sala, da apresentação de ex-alunos que seguiram a carreira e da divulgação de programas de incentivo à formação docente. Por fim, concluiu-se que, para auxiliar na manutenção da profissão docente, são necessárias ações que promovam o incentivo à carreira, especialmente junto a estudantes do ensino médio prestes a escolherem uma profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.