CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INDÍGENA::CAMINHOS PARA A AUTONOMIA E RESISTÊNCIA CULTURAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134359 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7374 "inscrito_id" => 16252 "titulo" => "CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INDÍGENA::CAMINHOS PARA A AUTONOMIA E RESISTÊNCIA CULTURAL" "resumo" => "O Projeto Político-Pedagógico Indígena - PPPI constitui um instrumento fundamental para a organização e fortalecimento das práticas educativas específicas dos povos indígenas, respeitando suas culturas, línguas e modos próprios de aprendizagem. Este trabalho analisa a construção coletiva do PPPI das Escolas Indígenas do Município de Oiapoque, que representam uma reação e uma possibilidade de uma educação diferenciada e específica em suas concepções, objetivos e métodos, além de destacar a importância da participação comunitária, das lideranças tradicionais e dos professores indígenas no processo de elaboração do documento. Fundamenta-se nos estudos de Paulo Freire (1996), que defende uma educação libertadora, e de Bartolomé (1997), ao abordar a interculturalidade crítica, além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (Resolução CNE/CEB nº 5/2012). A pesquisa utilizou metodologia qualitativa, com abordagem participativa, envolvendo reuniões, escutas comunitárias e oficinas de formação. Os resultados apontam que o PPPI, quando construído a partir dos saberes e práticas da comunidade, fortalece a identidade étnica, promove a autonomia educacional e contribui para a resistência cultural frente às imposições da educação convencional. Observou-se também que o desenvolvimento do PPPI estimula práticas pedagógicas mais contextualizadas e dialógicas, alinhadas às necessidades reais das comunidades. Conclui-se que a elaboração do PPPI é um processo dinâmico e contínuo, que reafirma o direito à educação diferenciada e à autodeterminação dos povos indígenas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16252_TB7374_28042025155306.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA SÁ CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "nayara.ap@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA (ESTÁCIO AMAZÔNIA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134359 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7374 "inscrito_id" => 16252 "titulo" => "CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INDÍGENA::CAMINHOS PARA A AUTONOMIA E RESISTÊNCIA CULTURAL" "resumo" => "O Projeto Político-Pedagógico Indígena - PPPI constitui um instrumento fundamental para a organização e fortalecimento das práticas educativas específicas dos povos indígenas, respeitando suas culturas, línguas e modos próprios de aprendizagem. Este trabalho analisa a construção coletiva do PPPI das Escolas Indígenas do Município de Oiapoque, que representam uma reação e uma possibilidade de uma educação diferenciada e específica em suas concepções, objetivos e métodos, além de destacar a importância da participação comunitária, das lideranças tradicionais e dos professores indígenas no processo de elaboração do documento. Fundamenta-se nos estudos de Paulo Freire (1996), que defende uma educação libertadora, e de Bartolomé (1997), ao abordar a interculturalidade crítica, além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (Resolução CNE/CEB nº 5/2012). A pesquisa utilizou metodologia qualitativa, com abordagem participativa, envolvendo reuniões, escutas comunitárias e oficinas de formação. Os resultados apontam que o PPPI, quando construído a partir dos saberes e práticas da comunidade, fortalece a identidade étnica, promove a autonomia educacional e contribui para a resistência cultural frente às imposições da educação convencional. Observou-se também que o desenvolvimento do PPPI estimula práticas pedagógicas mais contextualizadas e dialógicas, alinhadas às necessidades reais das comunidades. Conclui-se que a elaboração do PPPI é um processo dinâmico e contínuo, que reafirma o direito à educação diferenciada e à autodeterminação dos povos indígenas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16252_TB7374_28042025155306.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA SÁ CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "nayara.ap@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA (ESTÁCIO AMAZÔNIA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }