DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA MOARANÁ: UMA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134376 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7401 "inscrito_id" => 16294 "titulo" => "DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA MOARANÁ: UMA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR." "resumo" => "Esta pesquisa é um relato de experiência que tem como principal objetivo analisar detalhadamente a dinâmica pedagógica da escola de ensino infantil Moaraná, localizada em Belém. investigando de maneira criteriosa os desafios enfrentados e as práticas educacionais adotadas no ambiente escolar. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de natureza qualitativa, com coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas com o corpo docente e também com a coordenação pedagógica da instituição, além de observações diretas e sistemáticas no contexto escolar. A análise dos dados obtidos seguiu uma abordagem interpretativa e reflexiva, permitindo identificar padrões, dificuldades recorrentes e boas práticas implementadas dentro da instituição. Os resultados evidenciam a importância fundamental da interação contínua entre docentes e alunos, bem como a necessidade de implementação de estratégias pedagógicas adaptadas às demandas específicas e características particulares da escola municipal Moaraná. Além disso, apontam para a relevância do trabalho colaborativo entre a equipe pedagógica, a gestão escolar, a comunidade local e as famílias dos estudantes. A pesquisa realizada contribui significativamente para uma reflexão crítica e aprofundada sobre a realidade educacional observada, além de apontar caminhos possíveis para melhorias concretas e sustentáveis no processo de ensino-aprendizagem, buscando sempre a promoção de uma educação mais inclusiva, democrática, inovadora e de qualidade para todos os envolvidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16294_TB7401_28042025193920.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA CRISTIN" "autor_email" => "vanessasanntos27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134376 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7401 "inscrito_id" => 16294 "titulo" => "DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA MOARANÁ: UMA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR." "resumo" => "Esta pesquisa é um relato de experiência que tem como principal objetivo analisar detalhadamente a dinâmica pedagógica da escola de ensino infantil Moaraná, localizada em Belém. investigando de maneira criteriosa os desafios enfrentados e as práticas educacionais adotadas no ambiente escolar. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de natureza qualitativa, com coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas com o corpo docente e também com a coordenação pedagógica da instituição, além de observações diretas e sistemáticas no contexto escolar. A análise dos dados obtidos seguiu uma abordagem interpretativa e reflexiva, permitindo identificar padrões, dificuldades recorrentes e boas práticas implementadas dentro da instituição. Os resultados evidenciam a importância fundamental da interação contínua entre docentes e alunos, bem como a necessidade de implementação de estratégias pedagógicas adaptadas às demandas específicas e características particulares da escola municipal Moaraná. Além disso, apontam para a relevância do trabalho colaborativo entre a equipe pedagógica, a gestão escolar, a comunidade local e as famílias dos estudantes. A pesquisa realizada contribui significativamente para uma reflexão crítica e aprofundada sobre a realidade educacional observada, além de apontar caminhos possíveis para melhorias concretas e sustentáveis no processo de ensino-aprendizagem, buscando sempre a promoção de uma educação mais inclusiva, democrática, inovadora e de qualidade para todos os envolvidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16294_TB7401_28042025193920.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA CRISTIN" "autor_email" => "vanessasanntos27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }