Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROFESSORES OUVINTES NOS CURSOS LIVRES DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2)

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134407
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7443
    "inscrito_id" => 16349
    "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROFESSORES OUVINTES NOS CURSOS LIVRES DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2)"
    "resumo" => "A utilização de materiais didáticos é fundamental no processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) para alunos ouvintes. Este aspecto ganha ainda mais relevância ao se considerar que, nos cursos livres, muitas vezes são professores ouvintes que ministram as aulas para estudantes também ouvintes. Embora o tema seja de grande importância, ainda é pouco explorado na área, o que se justifica pelo fato de o ensino de Libras para ouvintes como L2 ser um campo em expansão e consolidação. Este trabalho tem como objetivo investigar os materiais didáticos utilizados por professores ouvintes em cursos livres de Libras como L2, analisando de que maneira esses recursos contribuem para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas dos aprendizes. O referencial teórico adotado inclui Tomlinson e Masuhara (2005) e Gesser (2012). A metodologia adotada é qualitativa, com a realização de entrevistas estruturadas com docentes da área. Os resultados mostram que, majoritariamente, os professores não utilizam um livro didático específico como guia; em vez disso, recorrem a vídeos, atividades práticas e materiais adaptados, favorecendo a aprendizagem de Libras como segunda língua. Conclui-se que há a necessidade de criação de livros didáticos organizados por níveis básico, intermediário e avançado para orientar o ensino, respeitando, entretanto, a flexibilidade necessária à prática pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16349_TB7443_28042025224514.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYNE DE CASSIA LEÃO BARRA"
    "autor_nome_curto" => "JAYNE"
    "autor_email" => "jaynebarra66@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134407
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7443
    "inscrito_id" => 16349
    "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROFESSORES OUVINTES NOS CURSOS LIVRES DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2)"
    "resumo" => "A utilização de materiais didáticos é fundamental no processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) para alunos ouvintes. Este aspecto ganha ainda mais relevância ao se considerar que, nos cursos livres, muitas vezes são professores ouvintes que ministram as aulas para estudantes também ouvintes. Embora o tema seja de grande importância, ainda é pouco explorado na área, o que se justifica pelo fato de o ensino de Libras para ouvintes como L2 ser um campo em expansão e consolidação. Este trabalho tem como objetivo investigar os materiais didáticos utilizados por professores ouvintes em cursos livres de Libras como L2, analisando de que maneira esses recursos contribuem para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas dos aprendizes. O referencial teórico adotado inclui Tomlinson e Masuhara (2005) e Gesser (2012). A metodologia adotada é qualitativa, com a realização de entrevistas estruturadas com docentes da área. Os resultados mostram que, majoritariamente, os professores não utilizam um livro didático específico como guia; em vez disso, recorrem a vídeos, atividades práticas e materiais adaptados, favorecendo a aprendizagem de Libras como segunda língua. Conclui-se que há a necessidade de criação de livros didáticos organizados por níveis básico, intermediário e avançado para orientar o ensino, respeitando, entretanto, a flexibilidade necessária à prática pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16349_TB7443_28042025224514.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYNE DE CASSIA LEÃO BARRA"
    "autor_nome_curto" => "JAYNE"
    "autor_email" => "jaynebarra66@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A utilização de materiais didáticos é fundamental no processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) para alunos ouvintes. Este aspecto ganha ainda mais relevância ao se considerar que, nos cursos livres, muitas vezes são professores ouvintes que ministram as aulas para estudantes também ouvintes. Embora o tema seja de grande importância, ainda é pouco explorado na área, o que se justifica pelo fato de o ensino de Libras para ouvintes como L2 ser um campo em expansão e consolidação. Este trabalho tem como objetivo investigar os materiais didáticos utilizados por professores ouvintes em cursos livres de Libras como L2, analisando de que maneira esses recursos contribuem para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas dos aprendizes. O referencial teórico adotado inclui Tomlinson e Masuhara (2005) e Gesser (2012). A metodologia adotada é qualitativa, com a realização de entrevistas estruturadas com docentes da área. Os resultados mostram que, majoritariamente, os professores não utilizam um livro didático específico como guia; em vez disso, recorrem a vídeos, atividades práticas e materiais adaptados, favorecendo a aprendizagem de Libras como segunda língua. Conclui-se que há a necessidade de criação de livros didáticos organizados por níveis básico, intermediário e avançado para orientar o ensino, respeitando, entretanto, a flexibilidade necessária à prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.