MARISCANDO PROCESSOS EDUCATIVOS COM MULHERES MARISQUEIRAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134482 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7563 "inscrito_id" => 14512 "titulo" => "MARISCANDO PROCESSOS EDUCATIVOS COM MULHERES MARISQUEIRAS." "resumo" => "Trabalhar as histórias de vida das marisqueiras implica em um ato político e emancipador, que reflete os saberes ancestrais a partir da realidade cotidiana. O projeto de Extensão "Mariscando Histórias de Mulheres", realizado pelo Núcleo Biosaber do Museu da Pessoa, realizou a captação de oito histórias de mulheres e está em parceria com uma ação envolvendo marisqueiras denominado AMEAS- Articulação de Mulheres Empoderadas em atividades sustentáveis. Em cada história é possível analisar as memórias sobre a infância, costumes, educação e até mesmo os desafios, vitórias, lutas, lutos e sonhos em ser marisqueira. As histórias abordam questões sobre discriminações vivenciadas pelas mulheres no que se refere ao gênero, raça e a profissão de ser marisqueira. Elas enfrentam racismo, desvalorização e invisibilidade de seus trabalhos. Para este relato iremos fazer o recorte de um relato de uma marisqueira, mãe, trabalhadora, mulher autodeclarada preta que revela além de todas essas problemáticas ainda têm diferentes atravessamentos das tensões entre trabalho, identidade social e processos educativos. Há um momento da descrição da história de uma marisqueira que aborda um conflito em que seu filho voltou da escola e só retornaria com a mãe por ele ter brigado com um colega por conta da profissão dela, em que ao apresentar o motivo da discussão com o colega descreve que foi pelo motivo de terem xingado a mãe de preta e marisqueira. No diálogo com o filho ela afirma a sua identidade e a dignidade do seu trabalho. Diante disso, é possível perceber que sua atitude de acolhimento ao filho não apenas torna viável o seu processo de aprendizagem, como também evidencia a importância de valorizar os saberes populares, conservar a identidade cultural e fortalecer a visibilidade das mulheres, reconhecendo a luta constante que estabelecem para afirmar e lutar por seus direitos e tradições." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14512_TB7563_29042025165154.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THYCCELA POLLYANE CAMPOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "THYCCELA" "autor_email" => "pthyccela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134482 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7563 "inscrito_id" => 14512 "titulo" => "MARISCANDO PROCESSOS EDUCATIVOS COM MULHERES MARISQUEIRAS." "resumo" => "Trabalhar as histórias de vida das marisqueiras implica em um ato político e emancipador, que reflete os saberes ancestrais a partir da realidade cotidiana. O projeto de Extensão "Mariscando Histórias de Mulheres", realizado pelo Núcleo Biosaber do Museu da Pessoa, realizou a captação de oito histórias de mulheres e está em parceria com uma ação envolvendo marisqueiras denominado AMEAS- Articulação de Mulheres Empoderadas em atividades sustentáveis. Em cada história é possível analisar as memórias sobre a infância, costumes, educação e até mesmo os desafios, vitórias, lutas, lutos e sonhos em ser marisqueira. As histórias abordam questões sobre discriminações vivenciadas pelas mulheres no que se refere ao gênero, raça e a profissão de ser marisqueira. Elas enfrentam racismo, desvalorização e invisibilidade de seus trabalhos. Para este relato iremos fazer o recorte de um relato de uma marisqueira, mãe, trabalhadora, mulher autodeclarada preta que revela além de todas essas problemáticas ainda têm diferentes atravessamentos das tensões entre trabalho, identidade social e processos educativos. Há um momento da descrição da história de uma marisqueira que aborda um conflito em que seu filho voltou da escola e só retornaria com a mãe por ele ter brigado com um colega por conta da profissão dela, em que ao apresentar o motivo da discussão com o colega descreve que foi pelo motivo de terem xingado a mãe de preta e marisqueira. No diálogo com o filho ela afirma a sua identidade e a dignidade do seu trabalho. Diante disso, é possível perceber que sua atitude de acolhimento ao filho não apenas torna viável o seu processo de aprendizagem, como também evidencia a importância de valorizar os saberes populares, conservar a identidade cultural e fortalecer a visibilidade das mulheres, reconhecendo a luta constante que estabelecem para afirmar e lutar por seus direitos e tradições." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14512_TB7563_29042025165154.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THYCCELA POLLYANE CAMPOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "THYCCELA" "autor_email" => "pthyccela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }