Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O USO DO OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134501
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7600
    "inscrito_id" => 3746
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DO OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O uso da internet está em toda parte, nos lares das pessoas, nas empresas, nas repartições públicas e nos ambientes educacionais. Este último, enfrentam alguns entraves, como: a falta de instalação de redes, de equipamentos, de sinal de wi-fi, de formação dos professores para o uso das ferramentas digitais, dentre outros. Demonstrando que o uso das tecnologias na educação ainda caminha a passos lentos, refletindo na baixa utilização das novas tecnologias digitais. Este trabalho investigou o uso de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) com foco na percepção de emoções através de um jogo lúdico destinado à educação infantil, aplicado em uma turma do Infantil V de uma escola municipal em Fortaleza-CE. A pesquisa, de natureza interventiva, fundamentou-se em autores como Ferreiro (2013), que discute os desafios da integração tecnológica na educação básica, e Gomes (2008), cujos critérios de análise de vídeos didáticos foram adaptados para avaliar o OVA "Brincando com Ariê". A metodologia envolveu a aplicação do jogo "Quem está?", que apresenta cinco etapas, onde a criança clica com o mouse em cima do desenho que expressa a emoção da pergunta. Quando acertar passa para a próxima emoção, se errar, aparece uma mão fazendo o sinal de não e a criança pode responder novamente. Essa atividade foi antecedida por uma contação da história "O monstro das Cores" e uma roda de conversa sobre sentimentos. Os principais resultados indicaram um interesse significativo das crianças pelo OVA, a maioria das crianças demonstraram facilidade no uso do mouse e na compreensão das regras do jogo. A análise do OVA, baseada nos critérios de Gomes (2008), revelou clareza nos comandos, adequação da linguagem e do conteúdo ao público-alvo, além de potencial para desenvolver o reconhecimento emocional. A atividade prática demonstrou que o OVA enriquece as vivências realizadas nas salas de referências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3746_TB7600_29042025184140.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GONÇALVES BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "marybernardo@live.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134501
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7600
    "inscrito_id" => 3746
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DO OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O uso da internet está em toda parte, nos lares das pessoas, nas empresas, nas repartições públicas e nos ambientes educacionais. Este último, enfrentam alguns entraves, como: a falta de instalação de redes, de equipamentos, de sinal de wi-fi, de formação dos professores para o uso das ferramentas digitais, dentre outros. Demonstrando que o uso das tecnologias na educação ainda caminha a passos lentos, refletindo na baixa utilização das novas tecnologias digitais. Este trabalho investigou o uso de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) com foco na percepção de emoções através de um jogo lúdico destinado à educação infantil, aplicado em uma turma do Infantil V de uma escola municipal em Fortaleza-CE. A pesquisa, de natureza interventiva, fundamentou-se em autores como Ferreiro (2013), que discute os desafios da integração tecnológica na educação básica, e Gomes (2008), cujos critérios de análise de vídeos didáticos foram adaptados para avaliar o OVA "Brincando com Ariê". A metodologia envolveu a aplicação do jogo "Quem está?", que apresenta cinco etapas, onde a criança clica com o mouse em cima do desenho que expressa a emoção da pergunta. Quando acertar passa para a próxima emoção, se errar, aparece uma mão fazendo o sinal de não e a criança pode responder novamente. Essa atividade foi antecedida por uma contação da história "O monstro das Cores" e uma roda de conversa sobre sentimentos. Os principais resultados indicaram um interesse significativo das crianças pelo OVA, a maioria das crianças demonstraram facilidade no uso do mouse e na compreensão das regras do jogo. A análise do OVA, baseada nos critérios de Gomes (2008), revelou clareza nos comandos, adequação da linguagem e do conteúdo ao público-alvo, além de potencial para desenvolver o reconhecimento emocional. A atividade prática demonstrou que o OVA enriquece as vivências realizadas nas salas de referências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3746_TB7600_29042025184140.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GONÇALVES BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "marybernardo@live.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O uso da internet está em toda parte, nos lares das pessoas, nas empresas, nas repartições públicas e nos ambientes educacionais. Este último, enfrentam alguns entraves, como: a falta de instalação de redes, de equipamentos, de sinal de wi-fi, de formação dos professores para o uso das ferramentas digitais, dentre outros. Demonstrando que o uso das tecnologias na educação ainda caminha a passos lentos, refletindo na baixa utilização das novas tecnologias digitais. Este trabalho investigou o uso de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) com foco na percepção de emoções através de um jogo lúdico destinado à educação infantil, aplicado em uma turma do Infantil V de uma escola municipal em Fortaleza-CE. A pesquisa, de natureza interventiva, fundamentou-se em autores como Ferreiro (2013), que discute os desafios da integração tecnológica na educação básica, e Gomes (2008), cujos critérios de análise de vídeos didáticos foram adaptados para avaliar o OVA "Brincando com Ariê". A metodologia envolveu a aplicação do jogo "Quem está?", que apresenta cinco etapas, onde a criança clica com o mouse em cima do desenho que expressa a emoção da pergunta. Quando acertar passa para a próxima emoção, se errar, aparece uma mão fazendo o sinal de não e a criança pode responder novamente. Essa atividade foi antecedida por uma contação da história "O monstro das Cores" e uma roda de conversa sobre sentimentos. Os principais resultados indicaram um interesse significativo das crianças pelo OVA, a maioria das crianças demonstraram facilidade no uso do mouse e na compreensão das regras do jogo. A análise do OVA, baseada nos critérios de Gomes (2008), revelou clareza nos comandos, adequação da linguagem e do conteúdo ao público-alvo, além de potencial para desenvolver o reconhecimento emocional. A atividade prática demonstrou que o OVA enriquece as vivências realizadas nas salas de referências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.