ANÁLISE LINGUÍSTICA E O ENSINO DO ADJETIVO: POSPOSTA DE ATIVIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134616 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7788 "inscrito_id" => 16179 "titulo" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA E O ENSINO DO ADJETIVO: POSPOSTA DE ATIVIDADE" "resumo" => "O presente trabalho tem como foco o ensino de análise linguística a partir da classe gramatical dos adjetivos, refletindo sobre sua aplicabilidade e uso em diferentes etapas da educação básica. A proposta se fundamenta na perspectiva da gramática de uso e reflexiva, conforme defendida por autores como Antunes (2003) e Travaglia (2009), que concebem a gramática não apenas como um conjunto de regras normativas, mas como instrumento de compreensão e produção de sentidos na linguagem. Com base nessa abordagem, o estudo também realiza uma comparação entre as concepções tradicionais de dois gramáticos: Rocha Lima e Evanildo Bechara, destacando semelhanças e divergências quanto à classificação e emprego dos adjetivos. O objetivo principal do trabalho é desenvolver atividades didáticas com a classe dos adjetivos, voltadas a diferentes níveis de ensino, de modo a favorecer uma aprendizagem significativa e contextualizada. Foram elaboradas e aplicadas duas propostas de análise linguística: uma destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental I e outra ao 9º ano do Ensino Fundamental II. As atividades foram adaptadas às especificidades de cada faixa etária, contemplando desde a identificação e uso dos adjetivos em descrições simples até reflexões mais complexas sobre concordância e função textual. Os resultados evidenciaram o envolvimento dos alunos e a efetiva aprendizagem dos conteúdos propostos, reforçando a importância de práticas pedagógicas que articulem teoria gramatical e uso real da língua. O trabalho contribui, assim, para o debate sobre o ensino de gramática na escola, valorizando abordagens que promovem a reflexão linguística e o desenvolvimento da competência comunicativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16179_TB7788_29042025222751.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE MESQUITA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLARICE" "autor_email" => "profclaricemes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134616 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7788 "inscrito_id" => 16179 "titulo" => "ANÁLISE LINGUÍSTICA E O ENSINO DO ADJETIVO: POSPOSTA DE ATIVIDADE" "resumo" => "O presente trabalho tem como foco o ensino de análise linguística a partir da classe gramatical dos adjetivos, refletindo sobre sua aplicabilidade e uso em diferentes etapas da educação básica. A proposta se fundamenta na perspectiva da gramática de uso e reflexiva, conforme defendida por autores como Antunes (2003) e Travaglia (2009), que concebem a gramática não apenas como um conjunto de regras normativas, mas como instrumento de compreensão e produção de sentidos na linguagem. Com base nessa abordagem, o estudo também realiza uma comparação entre as concepções tradicionais de dois gramáticos: Rocha Lima e Evanildo Bechara, destacando semelhanças e divergências quanto à classificação e emprego dos adjetivos. O objetivo principal do trabalho é desenvolver atividades didáticas com a classe dos adjetivos, voltadas a diferentes níveis de ensino, de modo a favorecer uma aprendizagem significativa e contextualizada. Foram elaboradas e aplicadas duas propostas de análise linguística: uma destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental I e outra ao 9º ano do Ensino Fundamental II. As atividades foram adaptadas às especificidades de cada faixa etária, contemplando desde a identificação e uso dos adjetivos em descrições simples até reflexões mais complexas sobre concordância e função textual. Os resultados evidenciaram o envolvimento dos alunos e a efetiva aprendizagem dos conteúdos propostos, reforçando a importância de práticas pedagógicas que articulem teoria gramatical e uso real da língua. O trabalho contribui, assim, para o debate sobre o ensino de gramática na escola, valorizando abordagens que promovem a reflexão linguística e o desenvolvimento da competência comunicativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16179_TB7788_29042025222751.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE MESQUITA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLARICE" "autor_email" => "profclaricemes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }