ONE PIECE E BIOÉTICA: UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR SOBRE GENÉTICA, CIÊNCIA E IDENTIDADE NA CULTURA POP
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134708 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7938 "inscrito_id" => 14421 "titulo" => "ONE PIECE E BIOÉTICA: UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR SOBRE GENÉTICA, CIÊNCIA E IDENTIDADE NA CULTURA POP" "resumo" => "O universo ficcional de One Piece, popular mangá e anime criado por Eiichiro Oda, oferece um campo fértil para a análise de temas contemporâneos relacionados à genética, identidade, ética científica e biotecnologia. Apesar de sua base no entretenimento, a obra apresenta narrativas que dialogam com debates reais sobre o futuro da ciência e da humanidade. Este trabalho propõe o uso de One Piece como recurso didático e investigativo, utilizando elementos como as Frutas do Diabo, o cientista Vegapunk e a Germa 66 para discutir conceitos como mutação genética, eugenia, modificação corporal e biopolítica. A pesquisa parte da análise crítica de episódios e arcos narrativos da série, articulada a referenciais teóricos de autores como Michel Foucault, Donna Haraway e Jurgen Habermas, estabelecendo conexões entre ficção e questões bioéticas. A proposta é explorar como a ficção especulativa pode servir como ferramenta de reflexão e formação crítica, principalmente em contextos educativos que desejem abordar ciência e ética de forma interdisciplinar. A metodologia envolve o levantamento e interpretação de trechos da obra relacionados à modificação genética e à construção de poder a partir da ciência, além do diálogo com marcos teóricos das ciências humanas e biológicas. Espera-se que este estudo contribua para ampliar a compreensão do potencial pedagógico de obras de cultura pop, como One Piece, no ensino de temas complexos como genética, ética e cidadania. Ao trazer para o campo acadêmico uma análise que une narrativa ficcional e reflexão científica, o trabalho reforça o papel dos animes como dispositivos culturais que podem sensibilizar e educar, ao mesmo tempo em que instigam questionamentos fundamentais sobre os rumos da ciência e o que significa ser humano em um mundo cada vez mais biotecnológico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14421_TB7938_29042025235955.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEICIANE SOUSA MARTINS" "autor_nome_curto" => "CLEICIANE" "autor_email" => "cleicysmartins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134708 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7938 "inscrito_id" => 14421 "titulo" => "ONE PIECE E BIOÉTICA: UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR SOBRE GENÉTICA, CIÊNCIA E IDENTIDADE NA CULTURA POP" "resumo" => "O universo ficcional de One Piece, popular mangá e anime criado por Eiichiro Oda, oferece um campo fértil para a análise de temas contemporâneos relacionados à genética, identidade, ética científica e biotecnologia. Apesar de sua base no entretenimento, a obra apresenta narrativas que dialogam com debates reais sobre o futuro da ciência e da humanidade. Este trabalho propõe o uso de One Piece como recurso didático e investigativo, utilizando elementos como as Frutas do Diabo, o cientista Vegapunk e a Germa 66 para discutir conceitos como mutação genética, eugenia, modificação corporal e biopolítica. A pesquisa parte da análise crítica de episódios e arcos narrativos da série, articulada a referenciais teóricos de autores como Michel Foucault, Donna Haraway e Jurgen Habermas, estabelecendo conexões entre ficção e questões bioéticas. A proposta é explorar como a ficção especulativa pode servir como ferramenta de reflexão e formação crítica, principalmente em contextos educativos que desejem abordar ciência e ética de forma interdisciplinar. A metodologia envolve o levantamento e interpretação de trechos da obra relacionados à modificação genética e à construção de poder a partir da ciência, além do diálogo com marcos teóricos das ciências humanas e biológicas. Espera-se que este estudo contribua para ampliar a compreensão do potencial pedagógico de obras de cultura pop, como One Piece, no ensino de temas complexos como genética, ética e cidadania. Ao trazer para o campo acadêmico uma análise que une narrativa ficcional e reflexão científica, o trabalho reforça o papel dos animes como dispositivos culturais que podem sensibilizar e educar, ao mesmo tempo em que instigam questionamentos fundamentais sobre os rumos da ciência e o que significa ser humano em um mundo cada vez mais biotecnológico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14421_TB7938_29042025235955.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEICIANE SOUSA MARTINS" "autor_nome_curto" => "CLEICIANE" "autor_email" => "cleicysmartins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }