PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES E OS DESAFIOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
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As pesquisas analisadas incluem uma abordagem qualitativa de caráter descritivo com foco em professores, além de uma revisão de literatura que aborda o tema com base em concepções que reconhecem as AH/SD como um fenômeno complexo e multidimensional, influenciado por fatores culturais, sociais e ambientais, conforme a proposta de Renzulli, que destaca a interação entre habilidades acima da média, comprometimento com a tarefa e criatividade. Os principais achados indicam que, embora muitos professores reconheçam que estudantes com AH/SD apresentam formas diversas de aprender e se desenvolver, grande parte relata não se sentir preparada para apoiá-los adequadamente, o que está relacionado à carência de formação inicial e continuada voltada para a educação inclusiva. Embora a legislação brasileira assegure o direito à Educação Especial no contexto da educação inclusiva para estudantes com AH/SD, sua efetivação ainda encontra entraves, como falta de políticas públicas adequadas e de articulação intersetorial. Nesse sentido, torna-se essencial promover a formação continuada de professores com base em práticas inclusivas, fomentar o reconhecimento das potencialidades de todos os estudantes e desenvolver estratégias pedagógicas flexíveis e contextualizadas. A construção de uma rede de apoio entre escola, família e profissionais da saúde é fundamental para garantir o pleno desenvolvimento educacional e social desses estudantes, respeitando suas singularidades e ampliando suas possibilidades de participação e aprendizagem." 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