Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DECOLONIAL E INTERCULTURALIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO E O ENSINO DA SOCIOLOGIA NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134892
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8194
    "inscrito_id" => 11875
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DECOLONIAL E INTERCULTURALIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO E O ENSINO DA SOCIOLOGIA NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP)"
    "resumo" => "Esta pesquisa analisa os desafios da institucionalização da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), sob a ótica da inclusão educacional e da interculturalidade. Ao reconhecer as marcas profundas do colonialismo nas estruturas educacionais desses países, o estudo evidencia como a trajetória das Ciências Sociais foi moldada por dinâmicas exógenas, frequentemente excludentes das epistemologias e saberes locais (MAMDANI, 1993; HOUNTONDJI, 2009; MENESES, 2016; CARDOSO, 2017). Fundamenta-se na convicção de que uma Sociologia plural e inclusiva é essencial para o fortalecimento das políticas educacionais, sobretudo na valorização da diversidade cultural e dos conhecimentos produzidos em contextos historicamente marginalizados. Com base em Durkheim (2011), compreende-se que o ensino de Sociologia na educação básica, tanto no Brasil quanto nos PALOPs, pode ser um instrumento de transformação social ao promover o diálogo intercultural e a equidade no acesso ao conhecimento. A pesquisa, de abordagem qualitativa, realiza uma análise documental e uma revisão bibliográfica com foco histórico, educacional e sociológico. São identificados obstáculos como a precariedade das infraestruturas escolares, a carência de professores formados, a ausência de materiais didáticos culturalmente contextualizados e a descontinuidade de políticas públicas educacionais. Conclui-se que a superação desses entraves demanda a construção de epistemologias enraizadas nas realidades locais, bem como a promoção de redes de cooperação Sul-Sul, em especial com o Brasil, que valorizem a interculturalidade e promovam a inclusão como princípios orientadores das políticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11875_TB8194_25062025172016.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DE ASSIS FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "driguhaf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134892
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8194
    "inscrito_id" => 11875
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DECOLONIAL E INTERCULTURALIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO E O ENSINO DA SOCIOLOGIA NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP)"
    "resumo" => "Esta pesquisa analisa os desafios da institucionalização da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), sob a ótica da inclusão educacional e da interculturalidade. Ao reconhecer as marcas profundas do colonialismo nas estruturas educacionais desses países, o estudo evidencia como a trajetória das Ciências Sociais foi moldada por dinâmicas exógenas, frequentemente excludentes das epistemologias e saberes locais (MAMDANI, 1993; HOUNTONDJI, 2009; MENESES, 2016; CARDOSO, 2017). Fundamenta-se na convicção de que uma Sociologia plural e inclusiva é essencial para o fortalecimento das políticas educacionais, sobretudo na valorização da diversidade cultural e dos conhecimentos produzidos em contextos historicamente marginalizados. Com base em Durkheim (2011), compreende-se que o ensino de Sociologia na educação básica, tanto no Brasil quanto nos PALOPs, pode ser um instrumento de transformação social ao promover o diálogo intercultural e a equidade no acesso ao conhecimento. A pesquisa, de abordagem qualitativa, realiza uma análise documental e uma revisão bibliográfica com foco histórico, educacional e sociológico. São identificados obstáculos como a precariedade das infraestruturas escolares, a carência de professores formados, a ausência de materiais didáticos culturalmente contextualizados e a descontinuidade de políticas públicas educacionais. Conclui-se que a superação desses entraves demanda a construção de epistemologias enraizadas nas realidades locais, bem como a promoção de redes de cooperação Sul-Sul, em especial com o Brasil, que valorizem a interculturalidade e promovam a inclusão como princípios orientadores das políticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11875_TB8194_25062025172016.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DE ASSIS FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "driguhaf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa analisa os desafios da institucionalização da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), sob a ótica da inclusão educacional e da interculturalidade. Ao reconhecer as marcas profundas do colonialismo nas estruturas educacionais desses países, o estudo evidencia como a trajetória das Ciências Sociais foi moldada por dinâmicas exógenas, frequentemente excludentes das epistemologias e saberes locais (MAMDANI, 1993; HOUNTONDJI, 2009; MENESES, 2016; CARDOSO, 2017). Fundamenta-se na convicção de que uma Sociologia plural e inclusiva é essencial para o fortalecimento das políticas educacionais, sobretudo na valorização da diversidade cultural e dos conhecimentos produzidos em contextos historicamente marginalizados. Com base em Durkheim (2011), compreende-se que o ensino de Sociologia na educação básica, tanto no Brasil quanto nos PALOPs, pode ser um instrumento de transformação social ao promover o diálogo intercultural e a equidade no acesso ao conhecimento. A pesquisa, de abordagem qualitativa, realiza uma análise documental e uma revisão bibliográfica com foco histórico, educacional e sociológico. São identificados obstáculos como a precariedade das infraestruturas escolares, a carência de professores formados, a ausência de materiais didáticos culturalmente contextualizados e a descontinuidade de políticas públicas educacionais. Conclui-se que a superação desses entraves demanda a construção de epistemologias enraizadas nas realidades locais, bem como a promoção de redes de cooperação Sul-Sul, em especial com o Brasil, que valorizem a interculturalidade e promovam a inclusão como princípios orientadores das políticas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.