Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM .

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade –TDAH, tem sido uma das grandes preocupações para a sociedade atual, em especial no âmbito educacional. Foi neste contexto que se incluiu este estudo, cujo objetivo consistiu em identificar os fatores que interferem no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, bem como suas implicações no processo de inclusão na rede de ensino do município de Caroebe- Roraima-Brasil. A investigação foi desenvolvida através de um enfoque qualitativo de estudo de caso. Tendo como “lócus” investigativo a Escola Municipal Santa Brunhara Barbosa e a Escola Estadual Dom Pedro I, ambas situadas na cidade de Caroebe, estado de Roraima, Brasil. Como procedimento para a coleta dos dados, fez-se o uso de técnicas padronizadas, tais como: entrevista com roteiro semiestruturado, questionário com perguntas abertas e observação participante. Para avaliar os dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) para verificar o conteúdo das repostas dos sujeitos participantes. Quanto ao referencial teórico, utilizou-se Barkley, Cesar Coll, Mantoan, Tacca, etc. Dentre os resultados é plausível destacar que os sujeitos da pesquisa não possuem conhecimentos fundamentais sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, sentem dificuldades em avaliar, não há estratégias de ensino diferenciadas, ambiente escolar não adequado, falta apoio da família e da escola, o Projeto Político Pedagógico não faz inserção dos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade de maneira inclusiva. Também se percebeu a necessidade da formação continuada, tanto para os professores, quanto para a equipe escolar como um todo. Conclui-se que a ausência desses fatores no contexto escolar é um agravante, pois os mesmos contribuem para o desenvolvimento pleno do aluno.

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