DANIEL MUNDURUKU E A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER: LITERATURA INDÍGENA NA ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135157 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8594 "inscrito_id" => 6925 "titulo" => "DANIEL MUNDURUKU E A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER: LITERATURA INDÍGENA NA ESCOLA" "resumo" => "Após a promulgação da Lei 11.465/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nas escolas, a literatura indígena, enquanto expressão cultural e identitária, tem ganhado espaço no cenário educacional brasileiro. No entanto, apesar desse avanço legal, a efetivação desse ensino ainda enfrenta desafios significativos, como a formação deficitária de professores, a escassez de materiais didáticos adequados e o preconceito enraizado em relação aos povos indígenas. Nesse contexto, as obras de Daniel Munduruku emergem como um importante recurso para suprir essas lacunas, ao oferecer narrativas que valorizam a cultura indígena e promovem uma visão mais ampla e crítica da identidade e da história brasileira. Este trabalho tem como objetivo principal investigar quais características da obra de Daniel Munduruku contribuem para o ensino de literatura indígena, com foco em quatro de seus livros: A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias de amor (2007), Crônicas de São Paulo, um olhar indígena (2011), Foi vovó que disse (2018) e O Karaíba (2018). Para embasar essa investigação, o trabalho apoia-se em um referencial teórico que inclui autores como Graça Graúna (2003), que discute o contexto histórico da literatura indígena; Dorrico e Danner (2018), que abordam o ensino da literatura indígena na educação básica e no ensino superior; Thiél (2013), que explora a noção de multiletramento na literatura indígena; e Cunha (2020), que trata da representação cultural e identitária nas narrativas indígenas. Esses autores fornecem as bases conceituais necessárias para analisar as obras de Munduruku e compreender sua relevância no contexto do ensino de literatura indígena. A partir da análise dessas obras, foram constatados aspectos culturais, históricos e literários que propiciam uma melhora no ensino de literatura indígena a partir da presença dessas obras em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6925_TB8594_23062025183407.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDHA RUBI JORGE ARAUJO DE MATOS" "autor_nome_curto" => "BRENDHA" "autor_email" => "rubibrendha202@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135157 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8594 "inscrito_id" => 6925 "titulo" => "DANIEL MUNDURUKU E A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER: LITERATURA INDÍGENA NA ESCOLA" "resumo" => "Após a promulgação da Lei 11.465/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nas escolas, a literatura indígena, enquanto expressão cultural e identitária, tem ganhado espaço no cenário educacional brasileiro. No entanto, apesar desse avanço legal, a efetivação desse ensino ainda enfrenta desafios significativos, como a formação deficitária de professores, a escassez de materiais didáticos adequados e o preconceito enraizado em relação aos povos indígenas. Nesse contexto, as obras de Daniel Munduruku emergem como um importante recurso para suprir essas lacunas, ao oferecer narrativas que valorizam a cultura indígena e promovem uma visão mais ampla e crítica da identidade e da história brasileira. Este trabalho tem como objetivo principal investigar quais características da obra de Daniel Munduruku contribuem para o ensino de literatura indígena, com foco em quatro de seus livros: A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias de amor (2007), Crônicas de São Paulo, um olhar indígena (2011), Foi vovó que disse (2018) e O Karaíba (2018). Para embasar essa investigação, o trabalho apoia-se em um referencial teórico que inclui autores como Graça Graúna (2003), que discute o contexto histórico da literatura indígena; Dorrico e Danner (2018), que abordam o ensino da literatura indígena na educação básica e no ensino superior; Thiél (2013), que explora a noção de multiletramento na literatura indígena; e Cunha (2020), que trata da representação cultural e identitária nas narrativas indígenas. Esses autores fornecem as bases conceituais necessárias para analisar as obras de Munduruku e compreender sua relevância no contexto do ensino de literatura indígena. A partir da análise dessas obras, foram constatados aspectos culturais, históricos e literários que propiciam uma melhora no ensino de literatura indígena a partir da presença dessas obras em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6925_TB8594_23062025183407.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDHA RUBI JORGE ARAUJO DE MATOS" "autor_nome_curto" => "BRENDHA" "autor_email" => "rubibrendha202@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }