Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO NAS ASAS DA LEITURA: MEDIAÇÃO E PRÁXI LITERÁRIA NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo estruturou-se com intento de dialogar sobre o Projeto: nas asas da leitura. A escrita delimita-se a mediação leitora frente ao uso dos projetos de leitura na escola. O objetivo é discorrer sobre práticas realizadas em uma escola pública municipal de uma cidade interiorana de Goiás. Tem-se como norte os seguintes objetivos específicos: apresentar o projeto “nas asas da leitura”; conceituar mediação leitora, dialogar sobre a importância da leitura e apresentar as práticas na perspectiva práxica, já realizadas e que se realizarão ao longo do ano letivo de 2025. O projeto nasceu das inquietações das pesquisadoras, das trocas de informações no grupo GEFOPI/UEG (Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade) e parceria dos pesquisadores na luta pela inclusão das minorias ao direito de uma educação pública e de qualidade, bem como, da necessidade de melhorar a interpretação, a apreciação e gosto pelas novas descobertas literárias. Dizer-se-á que a educação para liberdade não perpassa a opressão e nem tão pouco a domesticação, assim, compreende-se que na perspcetiva Freireana (1979), é preciso uma educação que mescle o sabor e o saber, na qual os objetivos não perpassem a moldagem aluno/cidadão para secundária inserção social, mas sim, apresentar-lhe opções, novas vias de interpretação, permitindo-lhe a possibilidade de escolha. A gestão da instituição presa pela qualidade do ensino e nesse sentido fornece o apoio necessário para que o mesmo seja efetivado. Dos resultados destaca-se o interesse e melhora da fluidez leitura e interpretação em sala de aula com alunos de 4º ano, num sentido geral, dentre os jargões usualmente ditos em nosso meio “não há a intenção de formar mão de obra barata aqui”. A pesquisa é de cunho qualitativo na moldagem pesquisa-ação. Salienta-se ainda que, o trabalho ancora-se na em Freire (1999), Freire (1979), Oliveira (1995) e Coelho (1996).

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