PROJETO NAS ASAS DA LEITURA: MEDIAÇÃO E PRÁXI LITERÁRIA NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131082 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2825 "inscrito_id" => 7647 "titulo" => "PROJETO NAS ASAS DA LEITURA: MEDIAÇÃO E PRÁXI LITERÁRIA NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Este resumo estruturou-se com intento de dialogar sobre o Projeto: nas asas da leitura. A escrita delimita-se a mediação leitora frente ao uso dos projetos de leitura na escola. O objetivo é discorrer sobre práticas realizadas em uma escola pública municipal de uma cidade interiorana de Goiás. Tem-se como norte os seguintes objetivos específicos: apresentar o projeto “nas asas da leitura”; conceituar mediação leitora, dialogar sobre a importância da leitura e apresentar as práticas na perspectiva práxica, já realizadas e que se realizarão ao longo do ano letivo de 2025. O projeto nasceu das inquietações das pesquisadoras, das trocas de informações no grupo GEFOPI/UEG (Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade) e parceria dos pesquisadores na luta pela inclusão das minorias ao direito de uma educação pública e de qualidade, bem como, da necessidade de melhorar a interpretação, a apreciação e gosto pelas novas descobertas literárias. Dizer-se-á que a educação para liberdade não perpassa a opressão e nem tão pouco a domesticação, assim, compreende-se que na perspcetiva Freireana (1979), é preciso uma educação que mescle o sabor e o saber, na qual os objetivos não perpassem a moldagem aluno/cidadão para secundária inserção social, mas sim, apresentar-lhe opções, novas vias de interpretação, permitindo-lhe a possibilidade de escolha. A gestão da instituição presa pela qualidade do ensino e nesse sentido fornece o apoio necessário para que o mesmo seja efetivado. Dos resultados destaca-se o interesse e melhora da fluidez leitura e interpretação em sala de aula com alunos de 4º ano, num sentido geral, dentre os jargões usualmente ditos em nosso meio “não há a intenção de formar mão de obra barata aqui”. A pesquisa é de cunho qualitativo na moldagem pesquisa-ação. Salienta-se ainda que, o trabalho ancora-se na em Freire (1999), Freire (1979), Oliveira (1995) e Coelho (1996)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7647_TB2825_11032025203243.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAY BRUNIO BORGES" "autor_nome_curto" => "NAY" "autor_email" => "naybrunio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131082 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2825 "inscrito_id" => 7647 "titulo" => "PROJETO NAS ASAS DA LEITURA: MEDIAÇÃO E PRÁXI LITERÁRIA NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Este resumo estruturou-se com intento de dialogar sobre o Projeto: nas asas da leitura. A escrita delimita-se a mediação leitora frente ao uso dos projetos de leitura na escola. O objetivo é discorrer sobre práticas realizadas em uma escola pública municipal de uma cidade interiorana de Goiás. Tem-se como norte os seguintes objetivos específicos: apresentar o projeto “nas asas da leitura”; conceituar mediação leitora, dialogar sobre a importância da leitura e apresentar as práticas na perspectiva práxica, já realizadas e que se realizarão ao longo do ano letivo de 2025. O projeto nasceu das inquietações das pesquisadoras, das trocas de informações no grupo GEFOPI/UEG (Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade) e parceria dos pesquisadores na luta pela inclusão das minorias ao direito de uma educação pública e de qualidade, bem como, da necessidade de melhorar a interpretação, a apreciação e gosto pelas novas descobertas literárias. Dizer-se-á que a educação para liberdade não perpassa a opressão e nem tão pouco a domesticação, assim, compreende-se que na perspcetiva Freireana (1979), é preciso uma educação que mescle o sabor e o saber, na qual os objetivos não perpassem a moldagem aluno/cidadão para secundária inserção social, mas sim, apresentar-lhe opções, novas vias de interpretação, permitindo-lhe a possibilidade de escolha. A gestão da instituição presa pela qualidade do ensino e nesse sentido fornece o apoio necessário para que o mesmo seja efetivado. Dos resultados destaca-se o interesse e melhora da fluidez leitura e interpretação em sala de aula com alunos de 4º ano, num sentido geral, dentre os jargões usualmente ditos em nosso meio “não há a intenção de formar mão de obra barata aqui”. A pesquisa é de cunho qualitativo na moldagem pesquisa-ação. Salienta-se ainda que, o trabalho ancora-se na em Freire (1999), Freire (1979), Oliveira (1995) e Coelho (1996)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7647_TB2825_11032025203243.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAY BRUNIO BORGES" "autor_nome_curto" => "NAY" "autor_email" => "naybrunio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }