LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135222 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8692 "inscrito_id" => 16911 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Vivemos em uma sociedade imersa na tecnologia digital, acostumada com a velocidade da informação e leituras superficiais quase sempre feitas em dispositivos móveis, tais como celulares, tablets ou computadores. Paradoxalmente a esse cenário mediado pela tecnologia está a escola que, ao tentar inserir a leitura literária nas suas atividades escolares, trava uma competição com as mídias digitais. Desse modo, as dificuldades para atrair leitores começam a partir da apresentação das obras literárias, cujo formato de leitura não consegue despertar o interesse dos alunos. Diante disso, a formação de leitores críticos e engajados fica comprometida e precisa de aportes que viabilizem a sua execução. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo refletir acerca dos desafios encontrados pela escola no que se refere ao incentivo à leitura literária, bem como apresentar estratégias possíveis para formação de leitores críticos e engajados. A relevância social da pesquisa justifica-se pela abordagem de uma temática que trata da formação de sujeitos capazes de interpretar a realidade em que vivem, a partir reflexões críticas adquiridas através da literatura. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico e tem respaldo nos estudos de BAKHTIN (2011), COSSON (2021), SILVA (2009), TEDESCO (2022) e outros estudiosos no assunto. Os resultados apontam que através da implementação de práticas de leitura literária dialogadas com outras formas de expressão artístico-cultural é possível despertar o interesse pela leitura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16911_TB8692_23062025211231.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO" "autor_nome_curto" => "Fátima Camilo" "autor_email" => "mdfatimacamilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135222 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8692 "inscrito_id" => 16911 "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Vivemos em uma sociedade imersa na tecnologia digital, acostumada com a velocidade da informação e leituras superficiais quase sempre feitas em dispositivos móveis, tais como celulares, tablets ou computadores. Paradoxalmente a esse cenário mediado pela tecnologia está a escola que, ao tentar inserir a leitura literária nas suas atividades escolares, trava uma competição com as mídias digitais. Desse modo, as dificuldades para atrair leitores começam a partir da apresentação das obras literárias, cujo formato de leitura não consegue despertar o interesse dos alunos. Diante disso, a formação de leitores críticos e engajados fica comprometida e precisa de aportes que viabilizem a sua execução. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo refletir acerca dos desafios encontrados pela escola no que se refere ao incentivo à leitura literária, bem como apresentar estratégias possíveis para formação de leitores críticos e engajados. A relevância social da pesquisa justifica-se pela abordagem de uma temática que trata da formação de sujeitos capazes de interpretar a realidade em que vivem, a partir reflexões críticas adquiridas através da literatura. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico e tem respaldo nos estudos de BAKHTIN (2011), COSSON (2021), SILVA (2009), TEDESCO (2022) e outros estudiosos no assunto. Os resultados apontam que através da implementação de práticas de leitura literária dialogadas com outras formas de expressão artístico-cultural é possível despertar o interesse pela leitura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16911_TB8692_23062025211231.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO" "autor_nome_curto" => "Fátima Camilo" "autor_email" => "mdfatimacamilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }