Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM TURMAS REGULARES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer o modo como gestores e professores vem se mobilizando no acolhimento a estudantes que possuem deficiência visual, em turmas regulares. O estudo está sendo realizado em uma escola púbica federal, localizada na cidade do Rio de Janeiro e que pela primeira vez em sua história, recebeu três estudantes cegos. E nesse contexto, apresentamos narrativas que mostram o movimento interno e inclusivo que vem acontecendo nessa instituição para realmente incluir esses estudantes. Esse movimento envolve as famílias, a gestão, os professores, os mediadores, os inspetores e os outros estudantes que já se encontram matriculados na instituição. O artigo tem natureza qualitativa onde as narrativas serão utilizadas como caminho metodológico. As contribuições teóricas de Benjamin (1994), Sassaki (2013), Aquino (2022) e Glat (2007), dentre outros, fundamentarão teoricamente o artigo, além de normativos como a Declaração de Salamanca (1994), a Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Nossas considerações indicam que o acolhimento aos estudantes com deficiência visual, em turmas regulares necessita de uma série de estratégias pedagógicas que antecedem a matrícula. Destacamos a importância da preparação de toda comunidade escolar para o convívio com todos os estudantes. Percebemos que para que essa inclusão realmente aconteça, será necessário que se busque caminhos formativos para todos os envolvidos, além de incluir no cotidiano das aulas, práticas pedagógicas inclusivas que favoreçam o aprendizado de todos os estudantes, independente do público-alvo a que pertençam.

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