Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERTEXTUALIDADE, MULTIMODALIDADE E HOMENAGEM PÓSTUMA EM CHARGES DE MAURÍCIO DE SOUSA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste estudo, partindo de discussões que há no campo da Linguística Textual sobre multimodalidade, intertextualidade e ensino, propõe-se analisar as potencialidades de charges de Mauricio de Sousa, refletindo sobre seus usos no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, parte-se dos conceitos de língua e texto – conforme Bazerman (2006), Marcuschi (2008) e Antunes (2009), bem como das estratégias de processamento textual propostas por Koch (2024). Além disso, fundamenta-se nas noções de intertextualidade, multimodalidade e suas implicações pedagógicas, à luz de Dionísio (2011, 2014), (Koch, 2017), (Cavalcante, 2018) e (Koch; Elias, 2023). Neste sentido, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo, com foco na análise intertextual e multimodal de charges produzidas por Mauricio de Sousa no contexto de homenagens póstumas. Para a seleção do corpus, realizou-se uma busca no Google, utilizando os termos “charge Mauricio de Sousa homenagem póstuma”. Então, foram selecionadas as quatro primeiras imagens que se enquadram no gênero charge e que prestam homenagem a figuras públicas falecidas, sendo este um contexto discursivo propício para a exploração de relações intertextuais. Dito isto, a partir da análise das charges selecionadas, foi possível perceber sua produtividade para o ensino de intertextualidade e multimodalidade, visto que estes textos mobilizam referências intertextuais através de aspectos multimodais, isto é, a construção dos sentidos se dá por meio da integração entre elementos verbais, visuais e simbólicos. Assim, este estudo sugere-se, por fim, encaminhamentos didáticos relacionados à leitura e à análise linguística/semiótica e linguística, de modo a contribuir para o desenvolvimento da competência de leitura e compreensão dos alunos.

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