Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRELAÇAR LINHAS, TECER MANDALAS, DESENROLAR HISTÓRIAS: ESTUDO OTOBIOGRÁFICO SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA DO CAMPO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica realizada com estudantes atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola do campo, situada no município de Palmas, Tocantins. A proposta consistiu no ensino da técnica de confecção de mandalas de linha como ferramenta alternativa e interdisciplinar, com o objetivo de promover a expressão artística e fortalecer dimensões afetivas, éticas e morais no contexto da educação inclusiva. A atividade proporcionou a valorização das singularidades dos estudantes com deficiências e autismo, contribuindo para a desconstrução de estigmas relacionados à incapacidade e evidenciando suas potencialidades criativas e cognitivas. A metodologia utilizada foi a otobiografia, onde o autor tem a oportunidade de analisar e criticar as suas práticas, documentando através de registros fotográficos, diários de bordo, fichamentos, anotações, dentre outros. Inspirada nas concepções de Jacques Derrida, esta investigação entende a otobiografia como um gesto de escrita que rompe com narrativas lineares e universais, o que implica reconhecer que práticas educativas são atravessadas por relações, memórias e compreendidas como espaço de escuta e autorreflexão, na qual o sujeito narra a si mesmo a partir da experiência vivida. Essa metodologia possibilita a narrativa do olhar da autora sob a sua práxis,compreendendo o seu impacto sobre suas ações e decisões pedagógicas,contribuindo para o debate contemporâneo sobre os estudos no campo, formação docente e educação inclusiva.

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