FORMAÇÃO DOCENTE EM MOVIMENTO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD/UEMA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135399 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8953 "inscrito_id" => 19150 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM MOVIMENTO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD/UEMA" "resumo" => "Este trabalho analisa a importância das disciplinas de prática pedagógica no curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), refletindo sobre sua contribuição para a formação inicial de docentes críticos e comprometidos com a realidade educacional maranhense. A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa com discentes do Polo Axixá (MA), utilizando como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Freire (1996), que defende uma educação libertadora e dialógica, e Pimenta (2012), que discute a prática como eixo articulador da formação docente. Os dados evidenciam que, mesmo em um contexto de educação a distância, as disciplinas de prática possibilitam aos discentes vivências significativas que aproximam a teoria da realidade escolar, promovendo a reflexão crítica sobre o cotidiano educacional. Entre os principais resultados, destaca-se a percepção dos alunos sobre a relevância das práticas para compreender os desafios da escola sendo esta pública ou particular, assim como a necessidade de superar a fragmentação entre teoria e prática e a importância de uma atuação pedagógica sensível às desigualdades sociais e regionais. Além disso, as práticas favoreceram o desenvolvimento de competências pedagógicas relacionadas à mediação do conhecimento, ao planejamento de ações educativas e à inserção no contexto comunitário. Conclui-se que as disciplinas de prática no curso de Pedagogia EaD/UEMA são espaços formativos essenciais, contribuindo para a construção de uma identidade docente crítica, reflexiva e socialmente comprometida. Reforça-se a necessidade de ampliar e qualificar essas experiências, garantindo que a formação inicial prepare docentes capazes de atuar de forma ética e transformadora nas diversas realidades educacionais do Maranhão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19150_TB8953_07072025123853.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE LOPES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alynnedeoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135399 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8953 "inscrito_id" => 19150 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM MOVIMENTO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD/UEMA" "resumo" => "Este trabalho analisa a importância das disciplinas de prática pedagógica no curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), refletindo sobre sua contribuição para a formação inicial de docentes críticos e comprometidos com a realidade educacional maranhense. A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa com discentes do Polo Axixá (MA), utilizando como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Freire (1996), que defende uma educação libertadora e dialógica, e Pimenta (2012), que discute a prática como eixo articulador da formação docente. Os dados evidenciam que, mesmo em um contexto de educação a distância, as disciplinas de prática possibilitam aos discentes vivências significativas que aproximam a teoria da realidade escolar, promovendo a reflexão crítica sobre o cotidiano educacional. Entre os principais resultados, destaca-se a percepção dos alunos sobre a relevância das práticas para compreender os desafios da escola sendo esta pública ou particular, assim como a necessidade de superar a fragmentação entre teoria e prática e a importância de uma atuação pedagógica sensível às desigualdades sociais e regionais. Além disso, as práticas favoreceram o desenvolvimento de competências pedagógicas relacionadas à mediação do conhecimento, ao planejamento de ações educativas e à inserção no contexto comunitário. Conclui-se que as disciplinas de prática no curso de Pedagogia EaD/UEMA são espaços formativos essenciais, contribuindo para a construção de uma identidade docente crítica, reflexiva e socialmente comprometida. Reforça-se a necessidade de ampliar e qualificar essas experiências, garantindo que a formação inicial prepare docentes capazes de atuar de forma ética e transformadora nas diversas realidades educacionais do Maranhão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19150_TB8953_07072025123853.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE LOPES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alynnedeoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }