Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO COGNITIVA DESVENDA MISTÉRIO ENTRE O PERÍODO PRÉ-SILÁBICO E A ETAPA DE CRECHE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado concluída no início de 2022, que investigou a efetivação do período pré-silábico por meio de uma prática pedagógica interdisciplinar na educação infantil, especificamente no período de creche. O objetivo foi compreender como a teoria da psicogênese da língua escrita é vivenciada na primeira etapa da educação básica, antes da idade pré-escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com uma abordagem metacognitivista, que envolveu uma ação pedagógica de constante análise e observação, além da ação em si. Durante todo o processo de pesquisa, dialogamos com as autoras Ferreiro e Teberosky (1999) e Luquet apud Pillar (2012), que foram fundamentais para a compreensão das etapas do desenho no processo de alfabetização e suas contribuições no período pré-silábico. A pesquisa-ação permitiu uma abordagem prática e reflexiva, possibilitando a análise e a observação das práticas pedagógicas implementadas. A educação metacognitivista, por sua vez, permitiu que os participantes refletissem sobre suas próprias práticas e processos de aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram que a prática pedagógica interdisciplinar foi eficaz em promover a efetivação do período pré-silábico nas crianças. Além disso, a pesquisa destacou a importância da teoria da psicogênese da língua escrita na educação infantil, demonstrando que essa teoria pode ser vivenciada de forma prática e significativa na primeira etapa da educação básica. Em conclusão, este artigo apresenta uma contribuição importante para a compreensão do período pré-silábico e da teoria da psicogênese da língua escrita na educação infantil. Os resultados da pesquisa podem ser utilizados para informar práticas pedagógicas mais eficazes e promover a alfabetização de forma mais significativa e eficaz.

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