O BRINCAR FEZ PRESENÇA: EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS NOS ESPAÇOS DA CRECHE
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Fundamentando-se em estudos que reconhecem o brincar como direito das crianças, experiência de cultura, modo singular de construir aprendizagens, sentidos e significados sobre o mundo, apresentaremos narrativas que evidenciam os modos de participação social das crianças durante experiências brincantes, refletindo sobre a importância da organização intencional de espaços e materiais para o desenvolvimento de interações e brincadeiras, conforme referenciais teóricos e documentos normativos da Educação Infantil (Agostinho, 2015; Campos; Ramos, 2019; Carvalho; Pedrosa; Rosseti-Ferreira, 2012; Horn, 2017; Oliveira ,2011; Oliveira et. al, 2011; Brasil, 2010; 2017). Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir das proposições epistemológicas e metodológicas da Pedagogia da Escuta e Documentação Pedagógica (Dahlberg, 2016; Fochi, 2019; Fyfe, 2016; Rinaldi, 2016). Os dados foram produzidos no agrupamento etário denominado Maternal I B (crianças de 02 anos de idade), situado em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Maceió/AL. A produção de dados deu-se a partir da observação atenta das ações das crianças, seguida de registros escritos e imagéticos em formato de mini-histórias. As narrativas destacam a centralidade do brincar nas experiências cotidianas partilhadas pelas crianças bem pequenas e seus pares de idade na creche. De modo singular, a partir das suas infinitas linguagens, as crianças iniciaram e ingressaram em contextos brincantes, construindo assim, um repertório potente de experiências culturais das infâncias no contexto da Educação Infantil. Nestas experiências, o espaço da creche transforma-se em lugar de encontros onde é possível concluir: O brincar fez presença!" 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