EDUCAÇÃO E EQUIDADE: O IMPACTO DA COVID-19 NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS E PARDOS NO IFPE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9074 "inscrito_id" => 19899 "titulo" => "EDUCAÇÃO E EQUIDADE: O IMPACTO DA COVID-19 NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS E PARDOS NO IFPE" "resumo" => "Garantir o direito à educação no ensino superior exige políticas que enfrentem as desigualdades raciais históricas e estruturais que comprometem não só o acesso, mas também a permanência de estudantes negros e pardos nas instituições públicas. A pandemia da COVID-19 agravou essas desigualdades ao intensificar fatores socioeconômicos que já afetavam a trajetória acadêmica desses grupos. A evasão escolar entre esses estudantes revela a urgência de ações que aliem inclusão racial a suporte institucional contínuo. Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada no Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com foco nos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Permanência. A investigação foi conduzida pelo Comitê de Êxito e Permanência, com base na análise de questionários aplicados a estudantes evadidos entre 2017 e 2023. O recorte considerado para este estudo foi o período de 2019 a 2022, anos mais críticos da pandemia, com o objetivo de compreender como a crise sanitária afetou o tempo de permanência acadêmica e identificar pontos críticos da evasão. Os dados revelam que 55% dos beneficiários se autodeclaram pardos, 17,5% pretos e 27,5% brancos. Apesar das políticas de cotas, estudantes negros e pardos ainda enfrentam insegurança financeira, racismo institucional e ausência de acolhimento adequado. A fluidez na autoidentificação racial entre pretos e pardos também representa um desafio para a eficácia das políticas públicas. Neste contexto, o Programa Bolsa Permanência mostrou-se essencial ao garantir condições básicas durante a pandemia. No entanto, os resultados reforçam a necessidade de políticas integradas — financeiras, pedagógicas e antirracistas — para assegurar não apenas o acesso, mas a permanência e o êxito desses estudantes no ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19899_TB9074_23072025130713.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS FARIAS DE BRITO LIMA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "thais.lima@reitoria.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9074 "inscrito_id" => 19899 "titulo" => "EDUCAÇÃO E EQUIDADE: O IMPACTO DA COVID-19 NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS E PARDOS NO IFPE" "resumo" => "Garantir o direito à educação no ensino superior exige políticas que enfrentem as desigualdades raciais históricas e estruturais que comprometem não só o acesso, mas também a permanência de estudantes negros e pardos nas instituições públicas. A pandemia da COVID-19 agravou essas desigualdades ao intensificar fatores socioeconômicos que já afetavam a trajetória acadêmica desses grupos. A evasão escolar entre esses estudantes revela a urgência de ações que aliem inclusão racial a suporte institucional contínuo. Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada no Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com foco nos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Permanência. A investigação foi conduzida pelo Comitê de Êxito e Permanência, com base na análise de questionários aplicados a estudantes evadidos entre 2017 e 2023. O recorte considerado para este estudo foi o período de 2019 a 2022, anos mais críticos da pandemia, com o objetivo de compreender como a crise sanitária afetou o tempo de permanência acadêmica e identificar pontos críticos da evasão. Os dados revelam que 55% dos beneficiários se autodeclaram pardos, 17,5% pretos e 27,5% brancos. Apesar das políticas de cotas, estudantes negros e pardos ainda enfrentam insegurança financeira, racismo institucional e ausência de acolhimento adequado. A fluidez na autoidentificação racial entre pretos e pardos também representa um desafio para a eficácia das políticas públicas. Neste contexto, o Programa Bolsa Permanência mostrou-se essencial ao garantir condições básicas durante a pandemia. No entanto, os resultados reforçam a necessidade de políticas integradas — financeiras, pedagógicas e antirracistas — para assegurar não apenas o acesso, mas a permanência e o êxito desses estudantes no ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19899_TB9074_23072025130713.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS FARIAS DE BRITO LIMA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "thais.lima@reitoria.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }