Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E EQUIDADE: O IMPACTO DA COVID-19 NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS E PARDOS NO IFPE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135480
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9074
    "inscrito_id" => 19899
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E EQUIDADE: O IMPACTO DA COVID-19 NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS E PARDOS NO IFPE"
    "resumo" => "Garantir o direito à educação no ensino superior exige políticas que enfrentem as desigualdades raciais históricas e estruturais que comprometem não só o acesso, mas também a permanência de estudantes negros e pardos nas instituições públicas. A pandemia da COVID-19 agravou essas desigualdades ao intensificar fatores socioeconômicos que já afetavam a trajetória acadêmica desses grupos. A evasão escolar entre esses estudantes revela a urgência de ações que aliem inclusão racial a suporte institucional contínuo. Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada no Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com foco nos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Permanência. A investigação foi conduzida pelo Comitê de Êxito e Permanência, com base na análise de questionários aplicados a estudantes evadidos entre 2017 e 2023. O recorte considerado para este estudo foi o período de 2019 a 2022, anos mais críticos da pandemia, com o objetivo de compreender como a crise sanitária afetou o tempo de permanência acadêmica e identificar pontos críticos da evasão. Os dados revelam que 55% dos beneficiários se autodeclaram pardos, 17,5% pretos e 27,5% brancos. Apesar das políticas de cotas, estudantes negros e pardos ainda enfrentam insegurança financeira, racismo institucional e ausência de acolhimento adequado. A fluidez na autoidentificação racial entre pretos e pardos também representa um desafio para a eficácia das políticas públicas. Neste contexto, o Programa Bolsa Permanência mostrou-se essencial ao garantir condições básicas durante a pandemia. No entanto, os resultados reforçam a necessidade de políticas integradas — financeiras, pedagógicas e antirracistas — para assegurar não apenas o acesso, mas a permanência e o êxito desses estudantes no ensino superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19899_TB9074_23072025130713.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS FARIAS DE BRITO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS"
    "autor_email" => "thais.lima@reitoria.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135480
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9074
    "inscrito_id" => 19899
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E EQUIDADE: O IMPACTO DA COVID-19 NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS E PARDOS NO IFPE"
    "resumo" => "Garantir o direito à educação no ensino superior exige políticas que enfrentem as desigualdades raciais históricas e estruturais que comprometem não só o acesso, mas também a permanência de estudantes negros e pardos nas instituições públicas. A pandemia da COVID-19 agravou essas desigualdades ao intensificar fatores socioeconômicos que já afetavam a trajetória acadêmica desses grupos. A evasão escolar entre esses estudantes revela a urgência de ações que aliem inclusão racial a suporte institucional contínuo. Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada no Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com foco nos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Permanência. A investigação foi conduzida pelo Comitê de Êxito e Permanência, com base na análise de questionários aplicados a estudantes evadidos entre 2017 e 2023. O recorte considerado para este estudo foi o período de 2019 a 2022, anos mais críticos da pandemia, com o objetivo de compreender como a crise sanitária afetou o tempo de permanência acadêmica e identificar pontos críticos da evasão. Os dados revelam que 55% dos beneficiários se autodeclaram pardos, 17,5% pretos e 27,5% brancos. Apesar das políticas de cotas, estudantes negros e pardos ainda enfrentam insegurança financeira, racismo institucional e ausência de acolhimento adequado. A fluidez na autoidentificação racial entre pretos e pardos também representa um desafio para a eficácia das políticas públicas. Neste contexto, o Programa Bolsa Permanência mostrou-se essencial ao garantir condições básicas durante a pandemia. No entanto, os resultados reforçam a necessidade de políticas integradas — financeiras, pedagógicas e antirracistas — para assegurar não apenas o acesso, mas a permanência e o êxito desses estudantes no ensino superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19899_TB9074_23072025130713.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS FARIAS DE BRITO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS"
    "autor_email" => "thais.lima@reitoria.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Garantir o direito à educação no ensino superior exige políticas que enfrentem as desigualdades raciais históricas e estruturais que comprometem não só o acesso, mas também a permanência de estudantes negros e pardos nas instituições públicas. A pandemia da COVID-19 agravou essas desigualdades ao intensificar fatores socioeconômicos que já afetavam a trajetória acadêmica desses grupos. A evasão escolar entre esses estudantes revela a urgência de ações que aliem inclusão racial a suporte institucional contínuo. Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada no Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com foco nos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Permanência. A investigação foi conduzida pelo Comitê de Êxito e Permanência, com base na análise de questionários aplicados a estudantes evadidos entre 2017 e 2023. O recorte considerado para este estudo foi o período de 2019 a 2022, anos mais críticos da pandemia, com o objetivo de compreender como a crise sanitária afetou o tempo de permanência acadêmica e identificar pontos críticos da evasão. Os dados revelam que 55% dos beneficiários se autodeclaram pardos, 17,5% pretos e 27,5% brancos. Apesar das políticas de cotas, estudantes negros e pardos ainda enfrentam insegurança financeira, racismo institucional e ausência de acolhimento adequado. A fluidez na autoidentificação racial entre pretos e pardos também representa um desafio para a eficácia das políticas públicas. Neste contexto, o Programa Bolsa Permanência mostrou-se essencial ao garantir condições básicas durante a pandemia. No entanto, os resultados reforçam a necessidade de políticas integradas — financeiras, pedagógicas e antirracistas — para assegurar não apenas o acesso, mas a permanência e o êxito desses estudantes no ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.