LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DO ALUNO-PESQUISADOR COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PARCERIA ENTRE UFPB E ENSINO ESTADUAL INDÍGENA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135530 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9144 "inscrito_id" => 19845 "titulo" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DO ALUNO-PESQUISADOR COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PARCERIA ENTRE UFPB E ENSINO ESTADUAL INDÍGENA" "resumo" => "O presente artigo apresenta as ações de um projeto de ensino desenvolvido para a contribuir com o ensino-aprendizagem da Matemática através da constituição do aluno-pesquisador e o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). O projeto foi desenvolvido em uma turma de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual Indígena, no município de Rio Tinto/PB, no segundo semestre do ano de 2024. A escola fica situada na aldeia potiguara de Monte-Mor, e é conhecida por suas parcerias com a Universidade Federal e projetos socioculturais. Desse modo, o projeto foi criado pela professora de Matemática da turma do 6º ano do ano letivo de 2024 e foi desenvolvido em parceria com o Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem à frente uma professora do Ensino Superior e estudantes licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV. O objetivo principal do projeto foi de promover uma educação científica, transformando a sala de aula em um LEM e constituir alunos pesquisadores que possam ser protagonistas na diminuição de seus déficits de aprendizagem, tendo como apoio o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática - LEPEM da UFPB/Campus IV. As ações desenvolvidas foram de visitações ao LEPEM da UFPB, pesquisas e construções de materiais didáticos; posteriormente, foram realizadas oficinas de pesquisa e atividades de recomposição em sala de aula, já que a escola não possui um laboratório físico. Essas ações tiveram como base as pesquisas de Freire (2002), Lorenzato (2006) e Marques (2006), como também as Habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a turma em questão, em Brasil (2018). O resultado desse projeto foi muito positivo e estimulante, pois os estudantes passaram a entender sobre protagonismo, a partir da prática de pesquisar e agir “por eles mesmo”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19845_TB9144_29072025220458.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA CARDOSO" "autor_email" => "luanacardoso704@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135530 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9144 "inscrito_id" => 19845 "titulo" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DO ALUNO-PESQUISADOR COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PARCERIA ENTRE UFPB E ENSINO ESTADUAL INDÍGENA" "resumo" => "O presente artigo apresenta as ações de um projeto de ensino desenvolvido para a contribuir com o ensino-aprendizagem da Matemática através da constituição do aluno-pesquisador e o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). O projeto foi desenvolvido em uma turma de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual Indígena, no município de Rio Tinto/PB, no segundo semestre do ano de 2024. A escola fica situada na aldeia potiguara de Monte-Mor, e é conhecida por suas parcerias com a Universidade Federal e projetos socioculturais. Desse modo, o projeto foi criado pela professora de Matemática da turma do 6º ano do ano letivo de 2024 e foi desenvolvido em parceria com o Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem à frente uma professora do Ensino Superior e estudantes licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV. O objetivo principal do projeto foi de promover uma educação científica, transformando a sala de aula em um LEM e constituir alunos pesquisadores que possam ser protagonistas na diminuição de seus déficits de aprendizagem, tendo como apoio o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática - LEPEM da UFPB/Campus IV. As ações desenvolvidas foram de visitações ao LEPEM da UFPB, pesquisas e construções de materiais didáticos; posteriormente, foram realizadas oficinas de pesquisa e atividades de recomposição em sala de aula, já que a escola não possui um laboratório físico. Essas ações tiveram como base as pesquisas de Freire (2002), Lorenzato (2006) e Marques (2006), como também as Habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a turma em questão, em Brasil (2018). O resultado desse projeto foi muito positivo e estimulante, pois os estudantes passaram a entender sobre protagonismo, a partir da prática de pesquisar e agir “por eles mesmo”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19845_TB9144_29072025220458.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA CARDOSO" "autor_email" => "luanacardoso704@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }