Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CONTOS DE FADAS CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL E A INTERMIDIALIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135553
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9172
    "inscrito_id" => 17288
    "titulo" => "OS CONTOS DE FADAS CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL E A INTERMIDIALIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Vivemos uma era em que as mídias digitais estão inseridas nas nossas vidas em praticamente todos os aspectos. Hoje, facilmente encontramos uma informação que antes gastaríamos horas para localizar. Isso ocorre devido às evoluções que aconteceram na sociedade. A urgência pela informação se dá em razão da “pressa” para viver, pois o mundo não para e é fundamental adaptar-se para aproveitar ao máximo os benefícios da era digital. Dito isto, temos que pensar o ensino da literatura, que, por sua vez, não pode ficar de fora da evolução da sociedade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar como os contos de fadas clássicos da literatura infantojuvenil podem ser ressignificados por meio da intermidialidade, contribuindo para a formação do leitor literário no contexto escolar. A pesquisa toma como corpus comparativo os contos dos Irmãos Grimm e suas recriações na série televisiva Once Upon a Time (2011–2018), enfocando personagens como Branca de Neve, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos de Rajewsky (2012) sobre intermidialidade e remediação, Cosson (2007) sobre letramento literário, e Zilberman e Silva (1990) acerca da formação do leitor. Utiliza-se abordagem qualitativa, com análise bibliográfica e estudo de cenas da série, a fim de observar as transformações narrativas, estéticas e simbólicas nas diferentes mídias. Os resultados apontam que a intermidialidade, ao permitir a recriação e atualização de narrativas clássicas, contribui para despertar o interesse dos estudantes, favorecendo o engajamento e a compreensão literária em sala de aula. A pesquisa conclui que o uso pedagógico de adaptações midiáticas pode enriquecer o ensino de literatura ao dialogar com a cultura digital dos alunos, promovendo a fruição estética, o pensamento crítico e a valorização da literatura como prática social e cultural relevante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17288_TB9172_31072025180023.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE FLORENTINO DA NOBREGA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "vivianenobrega09@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135553
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9172
    "inscrito_id" => 17288
    "titulo" => "OS CONTOS DE FADAS CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL E A INTERMIDIALIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Vivemos uma era em que as mídias digitais estão inseridas nas nossas vidas em praticamente todos os aspectos. Hoje, facilmente encontramos uma informação que antes gastaríamos horas para localizar. Isso ocorre devido às evoluções que aconteceram na sociedade. A urgência pela informação se dá em razão da “pressa” para viver, pois o mundo não para e é fundamental adaptar-se para aproveitar ao máximo os benefícios da era digital. Dito isto, temos que pensar o ensino da literatura, que, por sua vez, não pode ficar de fora da evolução da sociedade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar como os contos de fadas clássicos da literatura infantojuvenil podem ser ressignificados por meio da intermidialidade, contribuindo para a formação do leitor literário no contexto escolar. A pesquisa toma como corpus comparativo os contos dos Irmãos Grimm e suas recriações na série televisiva Once Upon a Time (2011–2018), enfocando personagens como Branca de Neve, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos de Rajewsky (2012) sobre intermidialidade e remediação, Cosson (2007) sobre letramento literário, e Zilberman e Silva (1990) acerca da formação do leitor. Utiliza-se abordagem qualitativa, com análise bibliográfica e estudo de cenas da série, a fim de observar as transformações narrativas, estéticas e simbólicas nas diferentes mídias. Os resultados apontam que a intermidialidade, ao permitir a recriação e atualização de narrativas clássicas, contribui para despertar o interesse dos estudantes, favorecendo o engajamento e a compreensão literária em sala de aula. A pesquisa conclui que o uso pedagógico de adaptações midiáticas pode enriquecer o ensino de literatura ao dialogar com a cultura digital dos alunos, promovendo a fruição estética, o pensamento crítico e a valorização da literatura como prática social e cultural relevante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17288_TB9172_31072025180023.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE FLORENTINO DA NOBREGA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "vivianenobrega09@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Vivemos uma era em que as mídias digitais estão inseridas nas nossas vidas em praticamente todos os aspectos. Hoje, facilmente encontramos uma informação que antes gastaríamos horas para localizar. Isso ocorre devido às evoluções que aconteceram na sociedade. A urgência pela informação se dá em razão da “pressa” para viver, pois o mundo não para e é fundamental adaptar-se para aproveitar ao máximo os benefícios da era digital. Dito isto, temos que pensar o ensino da literatura, que, por sua vez, não pode ficar de fora da evolução da sociedade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar como os contos de fadas clássicos da literatura infantojuvenil podem ser ressignificados por meio da intermidialidade, contribuindo para a formação do leitor literário no contexto escolar. A pesquisa toma como corpus comparativo os contos dos Irmãos Grimm e suas recriações na série televisiva Once Upon a Time (2011–2018), enfocando personagens como Branca de Neve, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos de Rajewsky (2012) sobre intermidialidade e remediação, Cosson (2007) sobre letramento literário, e Zilberman e Silva (1990) acerca da formação do leitor. Utiliza-se abordagem qualitativa, com análise bibliográfica e estudo de cenas da série, a fim de observar as transformações narrativas, estéticas e simbólicas nas diferentes mídias. Os resultados apontam que a intermidialidade, ao permitir a recriação e atualização de narrativas clássicas, contribui para despertar o interesse dos estudantes, favorecendo o engajamento e a compreensão literária em sala de aula. A pesquisa conclui que o uso pedagógico de adaptações midiáticas pode enriquecer o ensino de literatura ao dialogar com a cultura digital dos alunos, promovendo a fruição estética, o pensamento crítico e a valorização da literatura como prática social e cultural relevante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.