Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO ESTADO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO COM FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse estudo tem como objeto de pesquisa: a análise do Estado Brasileiro com foco na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008. Nesse contexto, Mantoan, nos faz refletir sobre alguns questionamentos a respeito da Escola Inclusiva: Que Ética ilumina as nossas ações na direção de uma Escola para Todos? As propostas referente as Políticas Educacionais que proclamam a Inclusão estão realmente considerando as diferenças na Escola? A partir dessas reflexões a pesquisa tem como objetivo analisar os elementos de relevância para o avanço da política educacional inclusiva, fazendo valer os direitos das pessoas com deficiência a uma escola com acessibilidade e equidade. A metodologia da pesquisa utilizou-se de referencial bibliográfico, tendo como percurso os momentos históricos que deram ênfase a Política de 2008 e os pontos que avançaram durante o governo petista de (2003-2016), tal como a Política de Assistência Social que teve avanços e conquistas tanto em suas configurações institucionais, quanto no desenvolvimento do trabalho socioassistencial na condição de política de proteção social. Assim, podemos compreender que a Constituição assegura o direito ao acesso à inclusão dos mais diversos e variados sujeitos na Educação Inclusiva. Temos como referencial teórico: Mantoan (2011) que traz uma reflexão sobre os desafios encontrados no dia a dia da escola. Carvalho (2019) que aborda as questões das políticas de assistência social com valorização humana. Como também a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. Resultados: A partir desse viés, as pesquisadoras percebem certa fragilidade na formação dos professores, tal como o sistema político restrito para as ações de desenvolvimento educacional. Observamos que existe há busca de práticas pedagógicas que favoreçam o acolhimento, para que por meio desse, os estudantes possam sentir-se pertencentes ao grupo no qual fazem parte e dessa forma a inclusão será consequência.

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