Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação de Pessoas com Deficiência tem se colocado como um grande desafio na realidade educacional mundial. No Brasil, apesar dos avanços obtidos, em especial nas políticas públicas a partir da década de 90, ainda há barreiras significativas na garantia do acesso e permanência destes alunos, que acabam por impedir ou limitar sua efetiva participação e possibilidades de aprendizagem no contexto escolar. Assim, a inclusão escolar, para se efetivar, demanda a mudança de vários aspectos da realidade escolar que compreendem as dimensões estruturais, ideológicas e educativas, dentre outros. Nesse contexto, o Desenho Universal para a Aprendizagem se configura como uma importante abordagem na garantia de acessibilidade ao currículo, por meio da implementação de estratégias pedagógicas e tecnológicas diferenciadas e adequadas às individualidades dos alunos. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as publicações, em nível de pós-graduação stricto sensu, no Brasil acerca do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e suas implicações na educação inclusiva. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, delimitando a busca para obras que possuíam os termos “Desenho Universal” e “Aprendizagem” em seus títulos, sem uso de recorte temporal. A busca resultou em 67 ocorrências publicadas no período compreendido entre 2016 a 2025, com a maioria das obras desenvolvidas na área da Educação e com delineamentos metodológicos de caráter qualitativo. De maneira geral, as análises apontam para a potencialidade das contribuições do DUA na Educação Inclusiva, com ênfase na necessidade de práticas de formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos, além de posturas mais colaborativas da comunidade escolar em busca de uma educação que seja mais equitativa.

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