Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS SOCIAIS DAS CIDADES EDUCADORAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A INFÂNCIA E COLETIVIDADE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise bibliográfica dos impactos sociais gerados pela adoção dos princípios do movimento internacional das Cidades Educadoras, com foco nas contribuições para a infância e para a coletividade. Com base na Carta das Cidades Educadoras (Barcelona, 1990), parte-se da concepção de que o espaço urbano pode e deve atuar como agente educativo, promovendo o desenvolvimento integral dos cidadãos em todas as fases da vida, especialmente na infância. A pesquisa investiga experiências concretas de cidades que implementaram essa abordagem — como Barcelona (Espanha), Rosario (Argentina) e Santo André (Brasil) —, analisando dados e reflexões presentes em estudos de caso, relatórios técnicos e literatura científica. Os impactos observados incluem o fortalecimento da participação cidadã, a valorização da infância como sujeito ativo nas decisões urbanas, a requalificação dos espaços públicos como ambientes de aprendizagem e convivência, bem como a intensificação de vínculos comunitários. Além disso, nota-se que políticas urbanas com enfoque educador contribuem para o enfrentamento de desigualdades sociais, ao promoverem acesso equitativo a oportunidades educativas formais e não formais. A cidade educadora emerge, assim, como um modelo potente de organização social que reconhece o papel da educação em todas as esferas da vida urbana. Conclui-se que investir em cidades com esse perfil não apenas potencializa o desenvolvimento infantil, mas também promove transformações estruturais no modo como a coletividade se constitui, gerando sociedades mais inclusivas, democráticas e solidárias.

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