OS IMPACTOS SOCIAIS DAS CIDADES EDUCADORAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A INFÂNCIA E COLETIVIDADE.
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Com base na Carta das Cidades Educadoras (Barcelona, 1990), parte-se da concepção de que o espaço urbano pode e deve atuar como agente educativo, promovendo o desenvolvimento integral dos cidadãos em todas as fases da vida, especialmente na infância. A pesquisa investiga experiências concretas de cidades que implementaram essa abordagem — como Barcelona (Espanha), Rosario (Argentina) e Santo André (Brasil) —, analisando dados e reflexões presentes em estudos de caso, relatórios técnicos e literatura científica. Os impactos observados incluem o fortalecimento da participação cidadã, a valorização da infância como sujeito ativo nas decisões urbanas, a requalificação dos espaços públicos como ambientes de aprendizagem e convivência, bem como a intensificação de vínculos comunitários. Além disso, nota-se que políticas urbanas com enfoque educador contribuem para o enfrentamento de desigualdades sociais, ao promoverem acesso equitativo a oportunidades educativas formais e não formais. 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