Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma metodologia para o ensino-aprendizagem da Matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a utilização de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e descrever a importância das metodologias adotadas para impulsionar a aprendizagem dos estudantes. O trabalho com o LEM foi realizado em uma turma do Ciclo IV, 8º e 9º ano, da EJA de uma Escola Estadual Indígena, localizada no Litoral Norte da Paraíba. A escola fica localizada na cidade de Rio Tinto, na aldeia Potiguara de Monte-Mor e não possui um LEM físico na escola. A partir de um projeto execultado com os alunos do ensino regular, na mesma escola, que contou com o apoio do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram desenvolvidas atividades em sequências didáticas que utilizava materiais didáticos manipulativos e o apoio de licenciandos extencionistas do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM) da UFPB. Durante o desenvolvimento das atividades, foi notória a necessidade de um espaço (LEM) para auxiliar os estudantes na construção do saber, como evidencia os trabalhos de Freire (2002 e 2007), Gadotti (1996) e Arroyo (2005), que são as principais referências bibliográficas desse artigo. Também ficou evidente a necessidade do espaço do LEM para que os professores possam pesquisar e refletir sobre metodologias que atendam a sua modalidade de ensino. Dessa forma, conclui-se que a há a necessidade de mais atenção e investimento para melhores práticas pedagógicas que venham a atender a necessidade de jovens e adultos, valorizando seus conhecimentos prévios e renovando, a cada dia, a sua forma de pensar e enxergar a sociedade por meio da Educação Matemática na escola, que já possui uma vertente étnico-social.

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