Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAPEL, PEDRA,TESOURA: RECURSOS QUE POTENCIALIZAM OU IMOBILIZAM CORPOS?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa pautada no olhar para os corpos e suas relações nas propostas educacionais de uma creche da Zona Norte do Rio de Janeiro, considerando as interações e brincadeiras como eixos norteadores do desenvolvimento infantil. O objetivo é mostrar a relevância de propostas que priorizam o movimento e as interações em detrimento daquelas que se limitam a recursos como folhas de atividades e livros didáticos. A partir do entendimento das normativas que regulam a primeira etapa da Educação Básica, a saber, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2009), Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e Currículo Carioca (Rio de Janeiro, 2000), é realizado, nessa instituição, um trabalho comprometido com as infâncias, considerando a Educação Infantil um período de incontáveis descobertas. Há por parte da criança um grande prazer na exploração de objetos e espaços e, diante disso, a creche entende o papel basilar que desempenha no desenvolvimento de educandos através do modo como enxerga e trata os corpos. Isto posto, houve uma pesquisa de observação do cotidiano da creche e análise documental dos arquivos pedagógicos relacionados ao campo observado. Foi empregada a abordagem qualitativa para interpretar os dados obtidos ao longo da pesquisa. Como referencial teórico, Foucault (2014) foi fundamental no esclarecimento das relações desiguais de poder e dominação, bem como a conexão entre corpo e poder; Freire (2007) contribuiu com sua proposta de uma educação dialógica e humanizadora, na qual a criança é protagonista ativa na construção do conhecimento, respeitando sua livre expressão; e Lapierre, psicomotricista, destaca o papel do corpo no desenvolvimento pessoal e emocional, compondo, portanto, o referencial bibliográfico. Concluiu-se que experiências coletivas que priorizam o livre movimento, respeitando e valorizando as expressividades corporais no planejamento das práticas pedagógicas, contribuem de maneira significativa para a promoção da identidade e autonomia infantis.

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