O GÊNERO SAMBA-ENREDO NA AULA DE PORTUGUÊS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA
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Para tanto, adota-se a noção de gênero textual postulada por Bazerman (2006), Marcuschi (2008) e Antunes (2009), considerando ainda as reflexões de Travaglia (1997) e Antunes (2003) sobre a dimensão interacional no ensino de gramática e as contribuições sobre o texto na sala de aula de Geraldi (2011). Em relação ao gênero samba-enredo, este artigo fundamenta-se nos estudos de Valença (1983) Farias (2002, 2008), de Almeida (2011) e de Fischer e Raymundo (2016), entendendo as letras dos sambas-enredo enquanto textos narrativos, pertencentes ao gênero literário épico, com potencialidades estéticas, culturais e linguísticas para o ensino de Língua Portuguesa. No tocante à metodologia, propõe-se uma abordagem qualitativa, de caráter interpretativo, com foco na análise linguístico-textual de trechos de sambas-enredo do grupo especial de escolas de samba do Carnaval do Rio 2025, selecionados pelo valor estético, cultural e formativo. 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