TECNOLOGIA, ENSINO DE ESPANHOL E COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA: EXPLORANDO O LINKEDIN NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135783 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9494 "inscrito_id" => 20758 "titulo" => "TECNOLOGIA, ENSINO DE ESPANHOL E COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA: EXPLORANDO O LINKEDIN NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a rede social digital LinkedIn pode ser integrada às aulas de espanhol no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e como pode contribuir para o desenvolvimento da competência pragmática dos aprendizes. Criada no início do século XXI, essa plataforma estadunidense consolidou-se como a principal comunidade virtual orientada ao âmbito profissional, tanto no Brasil quanto no espaço hispânico. Os seus usuários podem construir vínculos e projetar a sua identidade profissional por meio de diferentes tecnogêneros e recursos tecnolinguísticos. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo-interpretativo. Fundamentamo-nos, sobretudo, em discussões sobre o ambiente digital (Paveau, 2021) e sobre a relação entre tecnologia e educação (Prensky, 2011; Bortolazzo, 2020; Leffa, 2021; Méndez e Vela, 2023). Em um primeiro momento, refletimos sobre a relação entre tecnologia e ensino de línguas, bem como sobre o uso das redes sociais no ensino de espanhol na EPT. Em seguida, realizamos uma análise da plataforma LinkedIn e de como ela pode funcionar como recurso pedagógico para o desenvolvimento da competência pragmática. O LinkedIn pode potencializar o ensino de línguas, atuando como um recurso autêntico e significativo que integra a aprendizagem de um idioma com as demandas do mercado de trabalho globalizado" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID20758_TB9494_09082025012315.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA" "autor_email" => "edsons_@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135783 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9494 "inscrito_id" => 20758 "titulo" => "TECNOLOGIA, ENSINO DE ESPANHOL E COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA: EXPLORANDO O LINKEDIN NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a rede social digital LinkedIn pode ser integrada às aulas de espanhol no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e como pode contribuir para o desenvolvimento da competência pragmática dos aprendizes. Criada no início do século XXI, essa plataforma estadunidense consolidou-se como a principal comunidade virtual orientada ao âmbito profissional, tanto no Brasil quanto no espaço hispânico. Os seus usuários podem construir vínculos e projetar a sua identidade profissional por meio de diferentes tecnogêneros e recursos tecnolinguísticos. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo-interpretativo. Fundamentamo-nos, sobretudo, em discussões sobre o ambiente digital (Paveau, 2021) e sobre a relação entre tecnologia e educação (Prensky, 2011; Bortolazzo, 2020; Leffa, 2021; Méndez e Vela, 2023). Em um primeiro momento, refletimos sobre a relação entre tecnologia e ensino de línguas, bem como sobre o uso das redes sociais no ensino de espanhol na EPT. Em seguida, realizamos uma análise da plataforma LinkedIn e de como ela pode funcionar como recurso pedagógico para o desenvolvimento da competência pragmática. O LinkedIn pode potencializar o ensino de línguas, atuando como um recurso autêntico e significativo que integra a aprendizagem de um idioma com as demandas do mercado de trabalho globalizado" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID20758_TB9494_09082025012315.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA" "autor_email" => "edsons_@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }