O crescimento dos grandes centros urbanos, irregularidades no abastecimento de água e a falta de saneamento básico, em conjunto com os agravamentos das condições climáticas, são fatores considerados essenciais para a manutenção do mosquito Aedes aegypti. Atualmente, a população brasileira vem enfrentando doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Diante disso a pesquisa objetivou realizar ações educativas como estratégias para auxiliar no ensino, sensibilizar e conscientizar os alunos da educação básica. A realização desse trabalho é baseada em um estudo descritivo e qualitativo, através do Método Etnográfico com elementos da Etnografia Escolar e Observação Participante. Foi desenvolvido no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA - Sesqui.), uma escola da rede pública de João Pessoa, PB, atendida pelo PIBID Biologia do Campus I, com alunos (n=245) do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Foram realizadas ações educativas como: rodas de conversas, aulas dialogadas, oficina pedagógica e jogo didático. Por meio da utilização de diferentes estratégias em conjunto com a ludicidade foi possível abordar a temática envolvendo as três doenças, trazendo informações que grande parcela dos estudantes desconhecia, possibilitando assim construir e reconstruir conceitos. Além disso, é possível destacar o interesse, motivação e participação dos estudantes nas atividades ocorridas no âmbito escolar. Dessa forma conclui-se que desenvolver temáticas como educação em saúde, através da problematização e interação, podem despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, promovendo a sensibilização e reforçando as medidas preventivas e combate ao mosquito Aedes aegypti