Introdução: A história da educação especial começou a ser pensada no século XVI, com médicos e pedagogos que, desafiando os conceitos existentes da época, acreditaram no desenvolvimento das capacidades de indivíduos até então considerados impossíveis de se educar. Assim, a educação especial foi constituindo-se como um sistema paralelo ao sistema educacional geral, surgindo às bases para uma proposta de unificação. O presente trabalho tem como objetivo analisar a historicidade e o seu contexto inclusivo nas escolas da cidade de Mamanguape-PB Metodologia: Foi realizado um estudo de pesquisa em periódicos sobre a educação especial no contexto escolar tentando sensibilizar o meio acadêmico, os pais, professores que trabalham ou não com educação especial. Resultados: Segundo os educandos pesquisados as disciplinas no qual encontram mais dificuldades é a de português pela falta de comunicação com os colegas, pois estes não sabem como interagir com os portadores de necessidades especiais, discriminando-os e excluindo-os. Conclusão: Concluímos que é preciso existir uma abordagem e um conhecimento acerca da necessidade especial de forma mais concisa, onde todo meio escolar compreenda essas necessidades, fazendo com que a inclusão exista de forma igualitária, e não que essa necessidade venha excluí-lo, de todo contexto escolar.