Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS PÚBLICAS – RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo discute os impactos da formação de professores na Educação de Jovens e Adultos na sala de aula, através de uma pesquisa realizada em uma escola da rede municipal de ensino pública da cidade de São Luís – Maranhão, a qual oferece educação para jovens e adultos no período noturno em. O estudo na instituição foi realizado por meio de observações na sala de aula e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, o qual possibilitou a apreensão da Educação que está sendo ofertada para os jovens e adultos nesta localidade. O trabalho consta de fundamentação teórica para a prática docente na Educação de Jovens e Adultos – EJA a partir de teóricos como Arroyo (2011), Lakatos (2011), Rummert (2006), dentre outros, bem como a análise da pesquisa na perspectiva de ensino e aprendizagem a partir da relação disposta entre prática e teoria. Dessa forma, objetivou-se analisar as práticas pedagógicas e a postura docente na sala de aula, compreendendo a partir daí a relação teoria-prática que o professor vivencia em sala de aula, além de qual maneira os alunos percebem esse processo em sua aprendizagem. Durante o desenvolvimento deste trabalho podemos concluir que alguns professores não superaram a dicotomia teoria e prática e ainda concebem a Educação de Jovens e Adultos como uma educação sistematizada regular e de forma bancária, que remete ao depósito de conteúdo, transformando os alunos em meros receptores, não aproveitando completamente as experiências que estes trazem como bagagem cultural, compreendendo que alguns educadores ainda não possuem uma visão clara do jovem-adulto.

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