Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO LEITOR E O TEXTO LITERÁRIO MEDIANTE O PROJETO TRANSFORMATIVO "MEU PÉ DE LIVRO"

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO LEITOR, TEXTO LITERÁRIO, LEITURA PRAZEROSA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19830
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 945
    "inscrito_id" => 4396
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR E O TEXTO LITERÁRIO MEDIANTE O PROJETO TRANSFORMATIVO "MEU PÉ DE LIVRO""
    "resumo" => "RESUMO: Este trabalho tem como objetivo discutir e apresentar resultados sobre a leitura em uma perspectiva prazerosa, mediante a vivência com a leitura literária ao ar livre possibilitando assim, que o aluno perceba as muitas possibilidades que a leitura oferece para a nossa formação humana.  Neste intuito, vivenciamos as experiências leitoras a partir do desenvolvimento de um projeto transformativo intitulado “Meu pé de Livro”, realizado ao ar livre, no pátio de uma escola, no Município de José da Penha- RN. Para tanto, sabemos que a escola enfrenta inúmeros desafios, com relação ao processo de leitura realizado pelos alunos, uma vez que é notório o distanciamento do leitor com o livro. Assim, essa inquietação nos levou a refletir a respeito de se oferecer novas possibilidades de leitura a partir do texto literário fora da sala de aula, tornando-se dessa forma, um contexto atrativo para o leitor. Assim, para discutir sobre tais aspectos buscamos nos apoiar no referencial teórico de de Cosson (2014) Solé (1998), Kefalás e. Silva (2015), Sampaio, Torres e Souza (2015) e Villard (1999) para que assim, pudéssemos obter sustentação para a realização do projeto, na tentativa de despertar no aluno o prazer pela leitura, a partir do contexto literário. Nesta ótica, realizamos um trabalho significativo, em que obtivemos resultados positivos para o nosso contexto de ensino. Esperamos que as contribuições deste artigo possa favorecer aos professores e demais interessados na temática, boas reflexões para suas ações pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, TEXTO LITERÁRIO, LEITURA PRAZEROSA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4396_12082016121057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDEVÂNIA DA SILVA MONTE"
    "autor_nome_curto" => "HILDEVÂNIA"
    "autor_email" => "hilda_monte02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN/CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19830
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 945
    "inscrito_id" => 4396
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR E O TEXTO LITERÁRIO MEDIANTE O PROJETO TRANSFORMATIVO "MEU PÉ DE LIVRO""
    "resumo" => "RESUMO: Este trabalho tem como objetivo discutir e apresentar resultados sobre a leitura em uma perspectiva prazerosa, mediante a vivência com a leitura literária ao ar livre possibilitando assim, que o aluno perceba as muitas possibilidades que a leitura oferece para a nossa formação humana.  Neste intuito, vivenciamos as experiências leitoras a partir do desenvolvimento de um projeto transformativo intitulado “Meu pé de Livro”, realizado ao ar livre, no pátio de uma escola, no Município de José da Penha- RN. Para tanto, sabemos que a escola enfrenta inúmeros desafios, com relação ao processo de leitura realizado pelos alunos, uma vez que é notório o distanciamento do leitor com o livro. Assim, essa inquietação nos levou a refletir a respeito de se oferecer novas possibilidades de leitura a partir do texto literário fora da sala de aula, tornando-se dessa forma, um contexto atrativo para o leitor. Assim, para discutir sobre tais aspectos buscamos nos apoiar no referencial teórico de de Cosson (2014) Solé (1998), Kefalás e. Silva (2015), Sampaio, Torres e Souza (2015) e Villard (1999) para que assim, pudéssemos obter sustentação para a realização do projeto, na tentativa de despertar no aluno o prazer pela leitura, a partir do contexto literário. Nesta ótica, realizamos um trabalho significativo, em que obtivemos resultados positivos para o nosso contexto de ensino. Esperamos que as contribuições deste artigo possa favorecer aos professores e demais interessados na temática, boas reflexões para suas ações pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, TEXTO LITERÁRIO, LEITURA PRAZEROSA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4396_12082016121057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDEVÂNIA DA SILVA MONTE"
    "autor_nome_curto" => "HILDEVÂNIA"
    "autor_email" => "hilda_monte02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN/CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo discutir e apresentar resultados sobre a leitura em uma perspectiva prazerosa, mediante a vivência com a leitura literária ao ar livre possibilitando assim, que o aluno perceba as muitas possibilidades que a leitura oferece para a nossa formação humana. Neste intuito, vivenciamos as experiências leitoras a partir do desenvolvimento de um projeto transformativo intitulado “Meu pé de Livro”, realizado ao ar livre, no pátio de uma escola, no Município de José da Penha- RN. Para tanto, sabemos que a escola enfrenta inúmeros desafios, com relação ao processo de leitura realizado pelos alunos, uma vez que é notório o distanciamento do leitor com o livro. Assim, essa inquietação nos levou a refletir a respeito de se oferecer novas possibilidades de leitura a partir do texto literário fora da sala de aula, tornando-se dessa forma, um contexto atrativo para o leitor. Assim, para discutir sobre tais aspectos buscamos nos apoiar no referencial teórico de de Cosson (2014) Solé (1998), Kefalás e. Silva (2015), Sampaio, Torres e Souza (2015) e Villard (1999) para que assim, pudéssemos obter sustentação para a realização do projeto, na tentativa de despertar no aluno o prazer pela leitura, a partir do contexto literário. Nesta ótica, realizamos um trabalho significativo, em que obtivemos resultados positivos para o nosso contexto de ensino. Esperamos que as contribuições deste artigo possa favorecer aos professores e demais interessados na temática, boas reflexões para suas ações pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.