Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, LINGUAGEM ORAL Comunicação Oral (CO) Educação Infantil
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este estudo pretende apresentar as experiências vivenciadas no Estágio em Docência na Educação Infantil do curso de Pedagogia da UFMA no ano de 2014, as atividades foram realizadas em uma escola denominada U.E.B Monsenhor Frederico Chaves na periferia de São Luís- MA com aproximadamente 15 crianças. O texto aborda a importância do lúdico, através de brincadeiras de faz de conta e o brincar como atividade principal da criança, que possibilita a esta expressar seus sentimentos, emoções, criar, recriar e representar situações do dia-a-dia, além de desenvolver uma série de capacidades. O/A educador/a pode, a partir de uma boa intervenção pedagógica, utilizar-se de brinquedos e jogos para colaborar no desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral da criança, além de contribuir para o desenvolvimento da linguagem e propiciar momentos de diversão na escola Objetiva-se situar a brincadeira como necessária para o desenvolvimento da criança de 3 anos; discutir o papel da brincadeira para o desenvolvimento da linguagem e relatar experiências com crianças de creche, além de compreender o brincar como eixo norteador da prática pedagógica na Educação Infantil e discutir as relações existentes entre o brincar e a linguagem oral. Fundamentamo-nos em autores como: Kishimoto (2003), Otaviano (2007), Vigotsky (2000), Oliveira e Rubio (2013), entre outros. Através das atividades de observação participante e docência realizada no estágio, percebemos questões referentes ao planejamento docente, a organização do espaço educativo, a importância da estrutura familiar, mas principalmente os resultados obtidos na prática docente, com atividades de faz de conta, como jogos e leituras de histórias. Dentre os resultados, identificamos que a brincadeira pode ser um excelente fator para o desenvolvimento da linguagem oral de crianças pequenas, bem como em sua relação com o próximo.

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