Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS.

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA QUÍMICA, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19854
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2357
    "inscrito_id" => 11138
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS."
    "resumo" => "Entende-se que a pesquisa é um procedimento racional e sistemático, que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. O presente trabalho objetiva conhecer o posicionamentos dos alunos frente a abordagem da História da química como instrumento facilitador da aprendizagem na disciplina de Química, bem como avaliar as dificuldades dos alunos com a referida disciplina e se a inserção da História da química dentro das aulas proporcionaria  benefícios aos alunos no que diz respeito a aprendizagem. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos do 1° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho (CEMA) localizado no município de Zé Doca, Com a análise dos resultados obtidos foi possível verificar que os alunos encontram sim dificuldades na aprendizagem da disciplina Química e listam como principais obstáculos que os conteúdos são densos e desinteressantes e a metodologia utilizada pelo professor não motiva, grande porcentagem dos alunos considera importante o estudo da história da química e gostariam que a mesma fosse utilizada durante as aulas, no entanto a falta de interesse por parte de uma pequena porcentagem de alunos em estudar sobre História da química afirmando ser apenas mais conteúdos acrescentados a disciplina. Mais ainda assim, em sua maioria os alunos acreditam que essa abordagem traria benefícios a aprendizagem da química os alunos sabem dos benefícios e afirmam que essa abordagem dinamizaria o ensino tornado a aprendizagem mais eficaz e criativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA QUÍMICA, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID11138_16082016190541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUENY AMORIM DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUENY AMORIM"
    "autor_email" => "luenyoliveira.ifma@gmail."
    "autor_ies" => "IFMA - CAMPUS ZÉ DOCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19854
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2357
    "inscrito_id" => 11138
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS."
    "resumo" => "Entende-se que a pesquisa é um procedimento racional e sistemático, que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. O presente trabalho objetiva conhecer o posicionamentos dos alunos frente a abordagem da História da química como instrumento facilitador da aprendizagem na disciplina de Química, bem como avaliar as dificuldades dos alunos com a referida disciplina e se a inserção da História da química dentro das aulas proporcionaria  benefícios aos alunos no que diz respeito a aprendizagem. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos do 1° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho (CEMA) localizado no município de Zé Doca, Com a análise dos resultados obtidos foi possível verificar que os alunos encontram sim dificuldades na aprendizagem da disciplina Química e listam como principais obstáculos que os conteúdos são densos e desinteressantes e a metodologia utilizada pelo professor não motiva, grande porcentagem dos alunos considera importante o estudo da história da química e gostariam que a mesma fosse utilizada durante as aulas, no entanto a falta de interesse por parte de uma pequena porcentagem de alunos em estudar sobre História da química afirmando ser apenas mais conteúdos acrescentados a disciplina. Mais ainda assim, em sua maioria os alunos acreditam que essa abordagem traria benefícios a aprendizagem da química os alunos sabem dos benefícios e afirmam que essa abordagem dinamizaria o ensino tornado a aprendizagem mais eficaz e criativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA QUÍMICA, APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID11138_16082016190541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUENY AMORIM DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUENY AMORIM"
    "autor_email" => "luenyoliveira.ifma@gmail."
    "autor_ies" => "IFMA - CAMPUS ZÉ DOCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Entende-se que a pesquisa é um procedimento racional e sistemático, que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. O presente trabalho objetiva conhecer o posicionamentos dos alunos frente a abordagem da História da química como instrumento facilitador da aprendizagem na disciplina de Química, bem como avaliar as dificuldades dos alunos com a referida disciplina e se a inserção da História da química dentro das aulas proporcionaria benefícios aos alunos no que diz respeito a aprendizagem. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos do 1° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho (CEMA) localizado no município de Zé Doca, Com a análise dos resultados obtidos foi possível verificar que os alunos encontram sim dificuldades na aprendizagem da disciplina Química e listam como principais obstáculos que os conteúdos são densos e desinteressantes e a metodologia utilizada pelo professor não motiva, grande porcentagem dos alunos considera importante o estudo da história da química e gostariam que a mesma fosse utilizada durante as aulas, no entanto a falta de interesse por parte de uma pequena porcentagem de alunos em estudar sobre História da química afirmando ser apenas mais conteúdos acrescentados a disciplina. Mais ainda assim, em sua maioria os alunos acreditam que essa abordagem traria benefícios a aprendizagem da química os alunos sabem dos benefícios e afirmam que essa abordagem dinamizaria o ensino tornado a aprendizagem mais eficaz e criativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.