Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20642
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2027
    "inscrito_id" => 6928
    "titulo" => "DESAFIOS DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Entender currículo é acima de tudo compreender como a sociedade o representa, seja a partir de uma construção isolada ou coletiva como, em tese, deveria ser, pois o currículo pronto impede a construção do mesmo. Sendo assim, ao se pensar em currículo para o ensino de ciências, não tem como desvinculá-lo da formação do professor, pois é durante esta etapa que o professor se apropriará de elementos teórico-prático que o auxiliará, não somente, a entender currículo como a construí-lo. A ideia de um currículo pronto concebe a escola enquanto fábrica, banco e mercadoria e estes são pensamentos incompatíveis com um ensino de ciências voltado para a formação de um espírito crítico, uma vez que o currículo pode mostrar desde cedo para as crianças que elas podem e devem ser questionadoras de sua própria realidade. Para a construção deste artigo utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a temática do currículo, do ensino de ciências e da formação de professores e nos trazem caminhos que poderemos seguir ao longo desta jornada com o objetivo de alcançarmos um conhecimento significativo para o ensino de ciências na formação inicial dos professores conseguindo, assim, que desde a mais tenra idade os estudantes tornem-se seres pensantes, críticos e que participam ativamente da busca e compreensão dos conhecimentos, mas isto dependerá de conseguirmos formar profissionais críticos e conscientes de seu papel como educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6928_15082016185603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍNTIA CAVALCANTE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CÍNTIA CAVALCAN"
    "autor_email" => "cintiafmf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20642
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2027
    "inscrito_id" => 6928
    "titulo" => "DESAFIOS DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Entender currículo é acima de tudo compreender como a sociedade o representa, seja a partir de uma construção isolada ou coletiva como, em tese, deveria ser, pois o currículo pronto impede a construção do mesmo. Sendo assim, ao se pensar em currículo para o ensino de ciências, não tem como desvinculá-lo da formação do professor, pois é durante esta etapa que o professor se apropriará de elementos teórico-prático que o auxiliará, não somente, a entender currículo como a construí-lo. A ideia de um currículo pronto concebe a escola enquanto fábrica, banco e mercadoria e estes são pensamentos incompatíveis com um ensino de ciências voltado para a formação de um espírito crítico, uma vez que o currículo pode mostrar desde cedo para as crianças que elas podem e devem ser questionadoras de sua própria realidade. Para a construção deste artigo utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a temática do currículo, do ensino de ciências e da formação de professores e nos trazem caminhos que poderemos seguir ao longo desta jornada com o objetivo de alcançarmos um conhecimento significativo para o ensino de ciências na formação inicial dos professores conseguindo, assim, que desde a mais tenra idade os estudantes tornem-se seres pensantes, críticos e que participam ativamente da busca e compreensão dos conhecimentos, mas isto dependerá de conseguirmos formar profissionais críticos e conscientes de seu papel como educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6928_15082016185603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍNTIA CAVALCANTE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CÍNTIA CAVALCAN"
    "autor_email" => "cintiafmf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Entender currículo é acima de tudo compreender como a sociedade o representa, seja a partir de uma construção isolada ou coletiva como, em tese, deveria ser, pois o currículo pronto impede a construção do mesmo. Sendo assim, ao se pensar em currículo para o ensino de ciências, não tem como desvinculá-lo da formação do professor, pois é durante esta etapa que o professor se apropriará de elementos teórico-prático que o auxiliará, não somente, a entender currículo como a construí-lo. A ideia de um currículo pronto concebe a escola enquanto fábrica, banco e mercadoria e estes são pensamentos incompatíveis com um ensino de ciências voltado para a formação de um espírito crítico, uma vez que o currículo pode mostrar desde cedo para as crianças que elas podem e devem ser questionadoras de sua própria realidade. Para a construção deste artigo utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem a temática do currículo, do ensino de ciências e da formação de professores e nos trazem caminhos que poderemos seguir ao longo desta jornada com o objetivo de alcançarmos um conhecimento significativo para o ensino de ciências na formação inicial dos professores conseguindo, assim, que desde a mais tenra idade os estudantes tornem-se seres pensantes, críticos e que participam ativamente da busca e compreensão dos conhecimentos, mas isto dependerá de conseguirmos formar profissionais críticos e conscientes de seu papel como educadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.