Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO ESCOLAR NA CIDADE DE AREIA (PB): CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO Pôster (PO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, conforme a Constituição Federal de 1988, a qual cita que, em relação à educação das pessoas com deficiência, “o dever do estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Considerando o contexto atual que visa a inclusão escolar dos estudantes com deficiência, apresentamos neste trabalho o cenário atual de instituições escolares (públicas e privadas), de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio e da APAE, destacando o perfil dos estudantes atendidos e uma análise das práticas pedagógicas que vem sendo propostas. Para o desenvolvimento, elaboramos um questionário com 12 perguntas discursivas para a coleta de dados, com a finalidade de obtermos informações acerca do recebimento e atendimento de estudantes com deficiência nas instituições de ensino da cidade de Areia (PB), O questionário foi aplicado aos profissionais das instituições. A escola privada de ensino fundamental, possui 6 turmas com alunos diagnosticados com alguma deficiência. Assim, os questionários foram direcionados as 6 professoras com formação em Pedagogia que lecionam nas respectivas turmas. Um total de 12 alunos com deficiência são atendidos nesta escola, os quais estão distribuídos em turmas diferentes variando de 1 a 4 alunos por turma, com faixa etária de 3 a 18 anos. Os alunos desta escola apresentam as seguintes deficiências: hiperatividade infantil, paralisia cerebral, síndrome de Down, deficiência motora e autismo, sendo esta última a mais incidente, correspondendo a 59% do total de alunos matriculados. Na APAE, que desempenha um trabalho exclusivo para pessoas com deficiência, o questionário foi respondido por 6 profissionais que atuam na instituição. Essas profissionais atendem a um total de 52 crianças e/ou adultos, com faixa etária de 3 a 55 anos, as quais foram diagnosticadas com as seguintes doenças: autismo, paralisia cerebral, hiperatividade infantil, síndrome de Down e deficiência mental ou intelectual. Nas escolas da rede pública da cidade realizamos a coleta de dados por meio de entrevistas com os gestores. Em uma delas não há alunos com deficiência matriculados na escola. Porém, a outra instituição possui dois alunos com deficiência matriculados no ensino médio, com idades de 15 e 16 anos, um com deficiência motora e outro com deficiência auditiva, respectivamente. A gestora desta escola ainda destacou não possuir nenhuma dificuldade em trabalhar a socialização dos dois jovens e que o colégio tem incentivo do governo para receber alunos com deficiência. Concluímos que é importante pensar em atividades de inclusão no ambiente escolar, mudanças na infraestrutura dos edifícios escolares, além da formação contínua dos professores, para que estes possam proporcionar a assistência necessária aos alunos. Os professores precisam dispor de recursos metodológicos e pedagógicos adequados para que possam ser aplicados em aulas da rede regular de ensino. São mudanças imprescindíveis, pois não podemos falar em inclusão sem que haja ajustes de cada unidade escolar e adaptações curriculares, as quais não se limitam apenas ao âmbito da acessibilidade física, mas também da construção do conhecimento.

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