Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS REFERENTES A HÁBITOS PREJUDICIAIS À SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS - MA.

Palavra-chaves: SAÚDE VOCAL, PROFESSOR, EDUCAÇÃO Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21350
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1856
    "inscrito_id" => 7274
    "titulo" => "LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS REFERENTES A HÁBITOS PREJUDICIAIS À SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS - MA."
    "resumo" => "A voz é um importante instrumento de trabalho em várias profissões, sendo bastante empregada também na prática docente (ARAUJO, et al., 2008). Ao fazer uso de voz para lecionar, o professor comete inúmeros abusos vocais, principalmente aqueles que lecionam em séries inicias, salas lotadas e local de trabalho insalubre, o que traz como consequência a efetivação de hábitos inadequados uma boa saúde de vocal, como elevação da voz e gritos frequentemente visando manter a disciplina dos discentes (AMATO, 2010). Porém, poucos possuem preparo vocal para esse uso profissional. Devido à alta preva¬lência de problemas vocais e ao grande número de professores no país, torna-se de grande relevância o estudo e o desenvolvimento de ações preventivas no campo da saúde coletiva (LUCHESI et al., 2010), visando diminuir e evitar alterações vocais docente. Adicionalmente, é necessário que se busque relacionar todos os fatores ambientais e de condições de trabalho que possam estar ligados direta e indiretamente à saúde vocal desse profissional tão importante para a sociedade. Diante disso, o presente estudo buscou realizar um levantamento de dados relacionados à saúde vocal dos professores das escolas públicas de Caxias – MA, objetivando analisar a condição vocal desses docentes e os diferentes fatores que ocasionam diversas alterações nas vozes dos mesmos. A aplicação dos questionários sobre a saúde vocal dos professores de escolas públicas do município de Caxias foi o primeiro passo para dar início ao desenvolvimento da pesquisa Ao todo, 20 professores participaram voluntariamente da pesquisa, após assinarem termo de consentimento. Os dados obtidos passaram por processo de análise e em seguida os resultados foram organizados em gráficos para serem analisados. A população estudada é composta por professores de escolas públicas com idade entre 25 a 55 anos. Durante a realização da pesquisa foi possível observar em tempo real alguns hábitos prejudiciais à voz praticados pelos professores, como a ingestão de alimentos gordurosos e a falta do consumo de água. Houve também muitos relatos e reclamações das condições de trabalhos e queixas de incômodo vocal. O levantamento de dados relacionados à saúde vocal dos professores das escolas públicas de Caxias – MA levou a constatação de que ainda é dada pouca importância para os cuidados com a voz, tendo em vista que é o principal instrumento de trabalho utilizado pelos professores. Porém, essa falta de cuidado não se deve somente ao descaso do próprio profissional e a ausência de conhecimento sobre o assunto, mas está também diretamente ligado a fatores ambientais, organizacionais e ocupacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SAÚDE VOCAL, PROFESSOR, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID7274_15082016154844.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLYANE KAREN FERREIRA AGUIAR CESAR"
    "autor_nome_curto" => "KELLYANE KAREN "
    "autor_email" => "kellyanekaren@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21350
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1856
    "inscrito_id" => 7274
    "titulo" => "LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS REFERENTES A HÁBITOS PREJUDICIAIS À SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS - MA."
    "resumo" => "A voz é um importante instrumento de trabalho em várias profissões, sendo bastante empregada também na prática docente (ARAUJO, et al., 2008). Ao fazer uso de voz para lecionar, o professor comete inúmeros abusos vocais, principalmente aqueles que lecionam em séries inicias, salas lotadas e local de trabalho insalubre, o que traz como consequência a efetivação de hábitos inadequados uma boa saúde de vocal, como elevação da voz e gritos frequentemente visando manter a disciplina dos discentes (AMATO, 2010). Porém, poucos possuem preparo vocal para esse uso profissional. Devido à alta preva¬lência de problemas vocais e ao grande número de professores no país, torna-se de grande relevância o estudo e o desenvolvimento de ações preventivas no campo da saúde coletiva (LUCHESI et al., 2010), visando diminuir e evitar alterações vocais docente. Adicionalmente, é necessário que se busque relacionar todos os fatores ambientais e de condições de trabalho que possam estar ligados direta e indiretamente à saúde vocal desse profissional tão importante para a sociedade. Diante disso, o presente estudo buscou realizar um levantamento de dados relacionados à saúde vocal dos professores das escolas públicas de Caxias – MA, objetivando analisar a condição vocal desses docentes e os diferentes fatores que ocasionam diversas alterações nas vozes dos mesmos. A aplicação dos questionários sobre a saúde vocal dos professores de escolas públicas do município de Caxias foi o primeiro passo para dar início ao desenvolvimento da pesquisa Ao todo, 20 professores participaram voluntariamente da pesquisa, após assinarem termo de consentimento. Os dados obtidos passaram por processo de análise e em seguida os resultados foram organizados em gráficos para serem analisados. A população estudada é composta por professores de escolas públicas com idade entre 25 a 55 anos. Durante a realização da pesquisa foi possível observar em tempo real alguns hábitos prejudiciais à voz praticados pelos professores, como a ingestão de alimentos gordurosos e a falta do consumo de água. Houve também muitos relatos e reclamações das condições de trabalhos e queixas de incômodo vocal. O levantamento de dados relacionados à saúde vocal dos professores das escolas públicas de Caxias – MA levou a constatação de que ainda é dada pouca importância para os cuidados com a voz, tendo em vista que é o principal instrumento de trabalho utilizado pelos professores. Porém, essa falta de cuidado não se deve somente ao descaso do próprio profissional e a ausência de conhecimento sobre o assunto, mas está também diretamente ligado a fatores ambientais, organizacionais e ocupacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SAÚDE VOCAL, PROFESSOR, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID7274_15082016154844.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLYANE KAREN FERREIRA AGUIAR CESAR"
    "autor_nome_curto" => "KELLYANE KAREN "
    "autor_email" => "kellyanekaren@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A voz é um importante instrumento de trabalho em várias profissões, sendo bastante empregada também na prática docente (ARAUJO, et al., 2008). Ao fazer uso de voz para lecionar, o professor comete inúmeros abusos vocais, principalmente aqueles que lecionam em séries inicias, salas lotadas e local de trabalho insalubre, o que traz como consequência a efetivação de hábitos inadequados uma boa saúde de vocal, como elevação da voz e gritos frequentemente visando manter a disciplina dos discentes (AMATO, 2010). Porém, poucos possuem preparo vocal para esse uso profissional. Devido à alta preva¬lência de problemas vocais e ao grande número de professores no país, torna-se de grande relevância o estudo e o desenvolvimento de ações preventivas no campo da saúde coletiva (LUCHESI et al., 2010), visando diminuir e evitar alterações vocais docente. Adicionalmente, é necessário que se busque relacionar todos os fatores ambientais e de condições de trabalho que possam estar ligados direta e indiretamente à saúde vocal desse profissional tão importante para a sociedade. Diante disso, o presente estudo buscou realizar um levantamento de dados relacionados à saúde vocal dos professores das escolas públicas de Caxias – MA, objetivando analisar a condição vocal desses docentes e os diferentes fatores que ocasionam diversas alterações nas vozes dos mesmos. A aplicação dos questionários sobre a saúde vocal dos professores de escolas públicas do município de Caxias foi o primeiro passo para dar início ao desenvolvimento da pesquisa Ao todo, 20 professores participaram voluntariamente da pesquisa, após assinarem termo de consentimento. Os dados obtidos passaram por processo de análise e em seguida os resultados foram organizados em gráficos para serem analisados. A população estudada é composta por professores de escolas públicas com idade entre 25 a 55 anos. Durante a realização da pesquisa foi possível observar em tempo real alguns hábitos prejudiciais à voz praticados pelos professores, como a ingestão de alimentos gordurosos e a falta do consumo de água. Houve também muitos relatos e reclamações das condições de trabalhos e queixas de incômodo vocal. O levantamento de dados relacionados à saúde vocal dos professores das escolas públicas de Caxias – MA levou a constatação de que ainda é dada pouca importância para os cuidados com a voz, tendo em vista que é o principal instrumento de trabalho utilizado pelos professores. Porém, essa falta de cuidado não se deve somente ao descaso do próprio profissional e a ausência de conhecimento sobre o assunto, mas está também diretamente ligado a fatores ambientais, organizacionais e ocupacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.