Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E O COMPORTAMENTO LEITOR DAS CRIANÇAS

Palavra-chaves: NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO LEITORA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19983
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2922
    "inscrito_id" => 11721
    "titulo" => "A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E O COMPORTAMENTO LEITOR DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "A contação e leitura de histórias são práticas que despertam o interesse pela leitura, incrementam a imaginação e criatividade e oportunizam outras formas de estar e ver o mundo. Este trabalho constitui-se recorte de uma pesquisa monográfica e intenta discutir a relação entre a narração de histórias e a promoção do comportamento leitor nas crianças, percebendo a aquisição de saberes envolvida neste processo a partir do olhar de professoras da Educação Infantil. As motivações para esta pesquisa surgiram a partir do projeto de extensão Grupo Palavra Encantada, da Faculdade de Educação de Itapipoca, da Universidade Estadual do Ceará, voltado à formação docente na arte de contar e ler histórias para crianças. O artigo traz para cena a questão da formação do professor como promotor da leitura a partir da arte narrativa. A temática justifica-se pela importância da leitura literária no contexto da formação integral da criança. A pesquisa configura-se como qualitativa e de caráter exploratório. Para coletar os dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foram sujeitos da pesquisa alunas bolsistas e ex-bolsistas do projeto. A análise reafirma o impacto da arte de contar e ler histórias para a aproximação das crianças com os livros, a leitura e seu desenvolvimento e a importância de parceria com as famílias. Estes resultados expressam a relevante contribuição da arte narrativa na formação infantil. Permitem pensar a necessidade de que o educador se assuma como professor suficientemente narrador e expresse uma atitude afetuosa com o texto literário e os ouvintes, ressaltando o caráter lúdico desta prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO LEITORA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID11721_17082016200214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSCILENE ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSCILENE ALVES"
    "autor_email" => "joscilenii@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA - FACEDI/UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19983
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2922
    "inscrito_id" => 11721
    "titulo" => "A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E O COMPORTAMENTO LEITOR DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "A contação e leitura de histórias são práticas que despertam o interesse pela leitura, incrementam a imaginação e criatividade e oportunizam outras formas de estar e ver o mundo. Este trabalho constitui-se recorte de uma pesquisa monográfica e intenta discutir a relação entre a narração de histórias e a promoção do comportamento leitor nas crianças, percebendo a aquisição de saberes envolvida neste processo a partir do olhar de professoras da Educação Infantil. As motivações para esta pesquisa surgiram a partir do projeto de extensão Grupo Palavra Encantada, da Faculdade de Educação de Itapipoca, da Universidade Estadual do Ceará, voltado à formação docente na arte de contar e ler histórias para crianças. O artigo traz para cena a questão da formação do professor como promotor da leitura a partir da arte narrativa. A temática justifica-se pela importância da leitura literária no contexto da formação integral da criança. A pesquisa configura-se como qualitativa e de caráter exploratório. Para coletar os dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foram sujeitos da pesquisa alunas bolsistas e ex-bolsistas do projeto. A análise reafirma o impacto da arte de contar e ler histórias para a aproximação das crianças com os livros, a leitura e seu desenvolvimento e a importância de parceria com as famílias. Estes resultados expressam a relevante contribuição da arte narrativa na formação infantil. Permitem pensar a necessidade de que o educador se assuma como professor suficientemente narrador e expresse uma atitude afetuosa com o texto literário e os ouvintes, ressaltando o caráter lúdico desta prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO LEITORA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID11721_17082016200214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSCILENE ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSCILENE ALVES"
    "autor_email" => "joscilenii@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA - FACEDI/UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A contação e leitura de histórias são práticas que despertam o interesse pela leitura, incrementam a imaginação e criatividade e oportunizam outras formas de estar e ver o mundo. Este trabalho constitui-se recorte de uma pesquisa monográfica e intenta discutir a relação entre a narração de histórias e a promoção do comportamento leitor nas crianças, percebendo a aquisição de saberes envolvida neste processo a partir do olhar de professoras da Educação Infantil. As motivações para esta pesquisa surgiram a partir do projeto de extensão Grupo Palavra Encantada, da Faculdade de Educação de Itapipoca, da Universidade Estadual do Ceará, voltado à formação docente na arte de contar e ler histórias para crianças. O artigo traz para cena a questão da formação do professor como promotor da leitura a partir da arte narrativa. A temática justifica-se pela importância da leitura literária no contexto da formação integral da criança. A pesquisa configura-se como qualitativa e de caráter exploratório. Para coletar os dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foram sujeitos da pesquisa alunas bolsistas e ex-bolsistas do projeto. A análise reafirma o impacto da arte de contar e ler histórias para a aproximação das crianças com os livros, a leitura e seu desenvolvimento e a importância de parceria com as famílias. Estes resultados expressam a relevante contribuição da arte narrativa na formação infantil. Permitem pensar a necessidade de que o educador se assuma como professor suficientemente narrador e expresse uma atitude afetuosa com o texto literário e os ouvintes, ressaltando o caráter lúdico desta prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.