Neste estudo, busca-se analisar a produção do conhecimento acerca da Educação Profissional no Ceará e seus desdobramentos sobre a implementação dessa política pública em Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) para a promoção do Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de uma coleta de dados no Banco de Teses e Dissertações da Fundação Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que dispõe de documentos de origem da Plataforma Sucupira, catalogando trabalhos científicos a partir de 2013 até os dias atuais. Neste levantamento questiona-se inicialmente: Quais são as contribuições dessas pesquisas para a produção do conhecimento sobre a Educação Profissional no Ceará? Como a implementação das Escolas Estaduais de Educação Profissional como política pública do Estado do Ceará, favorece a promoção da oferta do Ensino Médio Integrado? Qual a formação dos docentes atuantes nessa modalidade de ensino? Os resultados indicam que, apesar da implementação dessas Escolas Estaduais de Educação Profissional ter favorecido a promoção da oferta do ensino médio integrado, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, entre eles, estão questões relativas à estrutura física das Escolas Estaduais de Educação Profissional; aos problemas com a formação da equipe docente, principalmente dos professores da base técnica, que em sua maioria são bacharéis; às dificuldades encontradas na materialização do currículo; à carência de formação dos gestores dessas escolas para o desenvolvimento da filosofia de gestão e, por fim, à preocupação de como essa oferta de ensino está sendo disseminada para atender aos interesses do capital.