Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RECICLAGEM DE PAPEL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO 9º E 3º ANO .

Palavra-chaves: PAPEL, RECICLAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20065
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2473
    "inscrito_id" => 3468
    "titulo" => "A RECICLAGEM DE PAPEL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO 9º E 3º ANO ."
    "resumo" => "A reciclagem de papel é uma alternativa importante, pois além de diminuir a quantidade de lixo produzido pelo papel destinado muitas vezes a locais inadequados, também diminui o desmatamento de árvores para sua produção, visto que é feito a partir da celulose extraída das mesmas, além de ser importante prática sustentável. É uma atividade que vem ao longo dos anos atingindo importância mundial, tanto no aspecto econômico quanto ecológico, (NASCIMENTO 2009). Sendo este produzido em grande escala, além do papelão. O papel (incluindo o papelão) é o segundo resíduo mais encontrado (cerca de 20%), depois da matéria orgânica putrescível (cerca de 50%), (GROSSI et al 2002). Essa produção equivale ao uso em empresas, escolas, ate mesmo domiciliar, como não tem aparentemente nenhuma utilidade, esse tipo de resíduo é lançado nos lixões ou aterros. O papel reciclável é mais vantajoso em sua produção visto que não exige tantos recursos, e também acarreta menos danos ao meio ambiente, ao contrario do papel produzido pela madeira, que exige um custo de produção e materiais em maior quantidade, além de ser mais caro sua fabricação. Neste sentido o presente  trabalho tem como ao objetivo sensibilizar os alunos e a comunidade escolar da Escola Jeanete Souza, sobre a problemática do lixo na sociedade e os danos causados no meio ambiente, bem como esclarecer a importância de se trabalhar com a reciclagem, enfocando a reciclagem do papel, pois se observou que o desperdício de papel nas salas de aula bem como em outras dependências da escola é considerável. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Jeanete Souza, localizada na cidade de Parnaíba-PI. O objeto de estudo foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e 3º ano do Ensino Médio, logo após a aplicação da atividade foi entregue um questionário contendo 5 questões com perguntas abertas e fechadas e deste modo foi feita a análise das respostas dos alunos, onde em algumas perguntas foi feita a exclusão de algumas respostas e escolhidas  as mais significativa para análise . A atividade realizada com a reciclagem de papel foi significativa uma vez que nos permitiu mostrar aos alunos uma atividade diferenciada, onde não é vista rotineiramente em sala de aula, ou seja, a interdisciplinaridade é algo importante mais que deve ser enfatizada pelo professor. Foi visto que os alunos sabem dos problemas ambientais causados pelo lixo, e ainda sim disseram conhecer a reciclagem e reutilização, bem como a preservação ambiental, porém não fazem uso em suas casas, nem na escola, pois o percentual maior de lixo (papel) dito por eles foi advindo da sala de aula, foi visto também que a escola não trabalha a consciência ambiental de forma efetiva, pois os alunos não praticam aquilo que sabem, ou até mesmo sabem muita teoria porém fica no plano superficial, e não causa impactos positivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "PAPEL, RECICLAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID3468_17082016001827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA MARIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisangela@redeskynet.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20065
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2473
    "inscrito_id" => 3468
    "titulo" => "A RECICLAGEM DE PAPEL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO 9º E 3º ANO ."
    "resumo" => "A reciclagem de papel é uma alternativa importante, pois além de diminuir a quantidade de lixo produzido pelo papel destinado muitas vezes a locais inadequados, também diminui o desmatamento de árvores para sua produção, visto que é feito a partir da celulose extraída das mesmas, além de ser importante prática sustentável. É uma atividade que vem ao longo dos anos atingindo importância mundial, tanto no aspecto econômico quanto ecológico, (NASCIMENTO 2009). Sendo este produzido em grande escala, além do papelão. O papel (incluindo o papelão) é o segundo resíduo mais encontrado (cerca de 20%), depois da matéria orgânica putrescível (cerca de 50%), (GROSSI et al 2002). Essa produção equivale ao uso em empresas, escolas, ate mesmo domiciliar, como não tem aparentemente nenhuma utilidade, esse tipo de resíduo é lançado nos lixões ou aterros. O papel reciclável é mais vantajoso em sua produção visto que não exige tantos recursos, e também acarreta menos danos ao meio ambiente, ao contrario do papel produzido pela madeira, que exige um custo de produção e materiais em maior quantidade, além de ser mais caro sua fabricação. Neste sentido o presente  trabalho tem como ao objetivo sensibilizar os alunos e a comunidade escolar da Escola Jeanete Souza, sobre a problemática do lixo na sociedade e os danos causados no meio ambiente, bem como esclarecer a importância de se trabalhar com a reciclagem, enfocando a reciclagem do papel, pois se observou que o desperdício de papel nas salas de aula bem como em outras dependências da escola é considerável. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Jeanete Souza, localizada na cidade de Parnaíba-PI. O objeto de estudo foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e 3º ano do Ensino Médio, logo após a aplicação da atividade foi entregue um questionário contendo 5 questões com perguntas abertas e fechadas e deste modo foi feita a análise das respostas dos alunos, onde em algumas perguntas foi feita a exclusão de algumas respostas e escolhidas  as mais significativa para análise . A atividade realizada com a reciclagem de papel foi significativa uma vez que nos permitiu mostrar aos alunos uma atividade diferenciada, onde não é vista rotineiramente em sala de aula, ou seja, a interdisciplinaridade é algo importante mais que deve ser enfatizada pelo professor. Foi visto que os alunos sabem dos problemas ambientais causados pelo lixo, e ainda sim disseram conhecer a reciclagem e reutilização, bem como a preservação ambiental, porém não fazem uso em suas casas, nem na escola, pois o percentual maior de lixo (papel) dito por eles foi advindo da sala de aula, foi visto também que a escola não trabalha a consciência ambiental de forma efetiva, pois os alunos não praticam aquilo que sabem, ou até mesmo sabem muita teoria porém fica no plano superficial, e não causa impactos positivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "PAPEL, RECICLAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID3468_17082016001827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA MARIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisangela@redeskynet.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A reciclagem de papel é uma alternativa importante, pois além de diminuir a quantidade de lixo produzido pelo papel destinado muitas vezes a locais inadequados, também diminui o desmatamento de árvores para sua produção, visto que é feito a partir da celulose extraída das mesmas, além de ser importante prática sustentável. É uma atividade que vem ao longo dos anos atingindo importância mundial, tanto no aspecto econômico quanto ecológico, (NASCIMENTO 2009). Sendo este produzido em grande escala, além do papelão. O papel (incluindo o papelão) é o segundo resíduo mais encontrado (cerca de 20%), depois da matéria orgânica putrescível (cerca de 50%), (GROSSI et al 2002). Essa produção equivale ao uso em empresas, escolas, ate mesmo domiciliar, como não tem aparentemente nenhuma utilidade, esse tipo de resíduo é lançado nos lixões ou aterros. O papel reciclável é mais vantajoso em sua produção visto que não exige tantos recursos, e também acarreta menos danos ao meio ambiente, ao contrario do papel produzido pela madeira, que exige um custo de produção e materiais em maior quantidade, além de ser mais caro sua fabricação. Neste sentido o presente trabalho tem como ao objetivo sensibilizar os alunos e a comunidade escolar da Escola Jeanete Souza, sobre a problemática do lixo na sociedade e os danos causados no meio ambiente, bem como esclarecer a importância de se trabalhar com a reciclagem, enfocando a reciclagem do papel, pois se observou que o desperdício de papel nas salas de aula bem como em outras dependências da escola é considerável. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Jeanete Souza, localizada na cidade de Parnaíba-PI. O objeto de estudo foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e 3º ano do Ensino Médio, logo após a aplicação da atividade foi entregue um questionário contendo 5 questões com perguntas abertas e fechadas e deste modo foi feita a análise das respostas dos alunos, onde em algumas perguntas foi feita a exclusão de algumas respostas e escolhidas as mais significativa para análise . A atividade realizada com a reciclagem de papel foi significativa uma vez que nos permitiu mostrar aos alunos uma atividade diferenciada, onde não é vista rotineiramente em sala de aula, ou seja, a interdisciplinaridade é algo importante mais que deve ser enfatizada pelo professor. Foi visto que os alunos sabem dos problemas ambientais causados pelo lixo, e ainda sim disseram conhecer a reciclagem e reutilização, bem como a preservação ambiental, porém não fazem uso em suas casas, nem na escola, pois o percentual maior de lixo (papel) dito por eles foi advindo da sala de aula, foi visto também que a escola não trabalha a consciência ambiental de forma efetiva, pois os alunos não praticam aquilo que sabem, ou até mesmo sabem muita teoria porém fica no plano superficial, e não causa impactos positivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.